Barreiras sanitárias do IMA fiscalizam a qualidade dos produtos agropecuários que são comercializados
O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) é responsável pela fiscalização sanitária no Estado de Minas Gerais. O órgão público possui barreiras fixas instaladas ao longo de diversas rodovias mineiras, para fiscalização do trânsito de cargas de animais, vegetais, produtos de origem animal e insumos agrícolas.
Esta fiscalização visa assegurar a sanidade dos vegetais, a saúde dos animais, a identidade e a segurança dos produtos de origem animal e vegetal, e a identidade dos insumos agrícolas, impedindo, assim, a entrada de pragas e doenças, bem como a respectiva disseminação dentro do território mineiro.
Impedir a comercialização de produtos e insumos agrícolas que não atendem às condições pré-estabelecidas de sanidade, conservação e embalagem, se dá através da exigência de documentos que atestam a condição sanitária dos animais, vegetais e demais produtos exigidos por legislações vigentes. Esta ação é de suma importância para a sociedade, uma vez que garante a qualidade do produto que é colocado à venda no comércio consumidor.
Todo este trabalho é executado por meio da inspeção de cargas, aferição da nota fiscal e da guia e permissão de trânsito, e demais documentações, e acontece nas barreiras fixas de fiscalização, que funcionam 24 horas por dia, garantindo ao Estado de Minas Gerais um status sanitário de destaque no cenário nacional.
AUTOR
Wagner Aquino Machado
Fiscal Agropecuário IMA
Engenheiro Agrônomo
Saiba mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais @sindafamg!
SINDAFA-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais.