Educação sanitária promove fiscalização preventiva da cachaça e do mel em Minas Gerais
Projeto “O Legal Merece um Brinde“, do Núcleo de Educação Sanitária, do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), promove educação sanitária e preventiva ao visar a regularização e qualidade da cachaça da região norte, maior produtora de Minas Gerais.
Implantado em 2020, de caráter experimental, o projeto se destaca por possuir ações exclusivas durante o período da pandemia do coronavírus. O objetivo é combater a produção e comercialização clandestina da bebida nas Coordenadorias Regionais de Montes Claros e Janaúba.
As atuações foram desenvolvidas tendo em vista quatro públicos diferentes: produtor clandestino, produtor regularizado, comerciante e consumidor. O próximo passo é continuar a implantação, ainda em 2021, nas outras regiões mineiras onde há produção da aguardente de cana.
Outra iniciativa relevante, voltada à educação sanitária para a saúde humana e meio ambiente, é a fiscalização preventiva do mel e derivados do produto. Também de caráter experimental, motivado pelo sucesso do “O Legal Merece um Brinde”, a implantação deste novo programa iniciará pelas regiões com maior número de produtores do alimento em Minas Gerais, como o Vale do Jequitinhonha e Mucuri. Na sequência também partirá para as outras regiões apicultoras.
AUTORA:
Ana Cristina Bahia Paiva
Médica Veterinária
Fiscal Agropecuária IMA
Coordenadora do Núcleo de Educação Sanitária (NES)
Saiba mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais @sindafamg!
SINDAFA-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais.