Artigo elaborado por fiscal filiada ao Sindafa-MG faz alerta sobre a contaminação de produtos de origem animal pela bactéria Listeria
Com o artigo técnico intitulado “Listeria em produtos de origem animal: uma preocupação para a saúde pública”, a fiscal agropecuária estadual e bióloga, Mônica Aparecida do Nascimento, e a médica-veterinária, Miriam Alexandrino Vilar Paes, retrataram os males causados pela bactéria, os riscos de ocorrências em alimentos e como evitar contaminações.
Segundo as autoras, Listeria é um gênero bacteriano causador da enfermidade listeriose, que compõe o grupo de Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar (DTHAs). Esse microorganismo pode ser encontrado em diversos ambientes, como na água, no solo e na indústria de alimentos.
Cabe destacar que a listeriose é uma patologia grave, sendo transmitida ao ser humano por meio do consumo de água e alimentos contaminados, como leite não pasteurizado, queijos, verduras e embutidos; do contato com animais doentes, constituindo uma infecção por zoonose; e por transmissão vertical, pelo contágio da mãe para o feto.
A fiscal filiada ao Sindafa-MG e a médica-veterinária, com o apoio de outros coautores, consideraram no artigo que os governos devem aprimorar as formas de detectar as não conformidades nas indústrias de alimentos, realizar constantemente a vigilância epidemiológica, e intensificar as ações de combate aos produtos alimentícios informais.
Mediante essas medidas de prevenção e controle sanitário, procura-se evitar ocorrências de surtos relacionados à listeriose.
Leia o artigo na íntegra em sindafamg.com.br/2024/05/22/artigo-listeria-em-produtos-de-origem-animal-uma-preocupacao-para-a-saude-publica.
Saiba mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais em @sindafamg!