- Início
- /
- Fiscal
Atuação dos fiscais do IMA garante qualidade dos alimentos que chegam à população!
O Fiscal Agropecuário e o Fiscal Assistente Agropecuário são responsáveis pela execução das políticas públicas de defesa sanitária animal e vegetal, inspeção de produtos de origem animal, certificação de produtos agropecuários, educação sanitária e habilitação sanitária das agroindústrias familiares, em todo o estado de Minas Gerais.
Esses profissionais atuam no mercado de alimentos industrializados e naturais, de origem animal e vegetal, oferecidos à população. A finalidade deste trabalho é identificar possíveis problemas de ordem sanitária, orientar os produtores e executar ações fiscais, quando necessário, com o objetivo de garantir a qualidade dos alimentos que chegam à mesa dos consumidores, evitando, assim, riscos à saúde pública.
Frentes de atuação dos fiscais do IMA:
DO CAMPO PARA MESA DOS MINEIROS
O Fiscal Agropecuário e o Fiscal Assistente Agropecuário inspecionam e fiscalizam todos os produtos de origem animal, para garantir que os alimentos estejam apropriados para o consumo. A carne, o leite, os ovos, o mel e os pescados, bem como os respectivos derivados, são produtos fiscalizados na produção, e verificados no trânsito pelas Barreiras Sanitárias do IMA, presentes nas principais rodovias do estado de Minas Gerais.
CONTROLE DA CADEIA PRODUTIVA
Toda a cadeia de suprimentos e distribuição de alimentos e produtos de origem animal e vegetal é monitorada pelo Fiscal Agropecuário e/ou Fiscal Assistente Agropecuário. O controle é feito desde a matéria prima utilizada, os ingredientes, o acondicionamento e o transporte. Assim, os fiscais certificam se os alimentos estão dentro dos padrões sanitários oficiais, evitando, dessa forma, a comercialização de produtos falsificados e adulterados, ou, ainda, com desvio de qualidade, o que coloca em risco a saúde da sociedade.
MONITORANDO AS LAVOURAS COMERCIAIS
O Fiscal Agropecuário e o Fiscal Assistente Agropecuário realizam a classificação e a padronização dos produtos de origem vegetal para a comercialização, como, por exemplo, o arroz, café, feijão, milho, soja, dentre outros.
QUALIFICAÇÃO DAS EXPORTAÇÕES
Os fiscais verificam o processo produtivo e os programas de autocontrole de frigoríficos e laticínios. Eles certificam a procedência e a qualidade dos produtos e serviços que a população consome no cotidiano.
Desse modo, a fiscalização contribui para que Minas Gerais exporte cada vez mais, aumentando o Produto Interno Bruto (PIB) do próprio estado e do país.