1. Início
  2. /
  3. População

Trabalho dos fiscais do IMA beneficia a saúde e a economia!

Todos ganham com as ações do Fiscal Agropecuário e do Fiscal Assistente Agropecuário: você, a população e o estado!

Veja alguns dos benefícios das fiscalizações realizadas por eles:

  • atesta a qualidade e a boa procedência dos alimentos;
  • melhora a qualidade dos serviços do agronegócios;
  • aumenta a empregabilidade dos mineiros;
  • auxilia no crescimento do PIB de Minas Gerais e do Brasil;
  • ajuda a qualificar produtos de origem animal e vegetal;
  • aumenta a produtividade dos agronegócios.


Agora conheça o campo de atuação dos fiscais:

AGROTÓXICOS

O Fiscal Agropecuário e o Fiscal Assistente Agropecuário são responsáveis pela fiscalização, monitoramento e controle de resíduos de agrotóxicos nos alimentos consumidos, impedindo, assim, a circulação de alimentos de origem vegetal danosos à saúde da população mineira.


SEMENTES E MUDAS

Para verificar a qualidade e a comercialização da produção de grãos, os fiscais atuam em todos os estabelecimentos que produzem, comercializam e distribuem sementes e mudas para plantio.


LIVRES DE CONTAMINANTES

Os fiscais controlam os resíduos de antibióticos, e outras drogas de uso veterinário em rebanhos, e garantem que o leite e a carne estejam isentos de contaminantes, evitando a intoxicação e os danos à saúde humana. 


AÇÕES DE DEFESA AGROPECUÁRIA E INSPEÇÃO DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL

O controle de doenças e a erradicação da Brucelose, Tuberculose, Raiva e Febre Aftosa se dá pelas ações de defesa agropecuária executadas pelos fiscais no campo e pela inspeção de produtos de origem animal realizada pelos fiscais nas indústrias. O objetivo dessas ações é atestar que os alimentos estão saudáveis para o consumo e exportação.


CERTIFICA MINAS

O Projeto Estruturador do Governo do Estado de Minas Gerais, Certifica Minas, é uma ação de qualificação e certificação da produção agropecuária de Minas Gerais. O objetivo é modernizar toda a cadeia produtiva agropecuária, e ampliar o crescimento do agronegócio e das exportações mineiras.


EDUCAÇÃO SANITÁRIA




A educação sanitária é um instrumento para promover a participação e inclusão da sociedade e dos setores agropecuários no cumprimento da defesa sanitária. O objetivo é estimular a mudança de hábitos e desenvolver o sentido de responsabilidade coletiva e individual.

Essa metodologia educativa está inserida no trabalho do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), sobretudo nos programas de prevenção, controle e erradicação de doenças que acometem os rebanhos. E, por este motivo, é de grande importância econômica para o produtor rural e a pecuária mineira. 

Voltar