PASA contribui para a vacinação de animais de pequenas propriedades rurais
O Programa de Apoio a Saúde Agropecuária (PASA), do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), é uma iniciativa inovadora em Minas Gerais. Criado em 2002, é altamente capaz de gerar inclusão social e ocupação profissional, além de possibilitar o complemento de renda dos pequenos agricultores.
Por intermédio de metodologias educativas, a fim de preservar os recursos naturais de maneira saudável e sustentável, o PASA incentiva a manutenção do homem no campo, como forma de evitar aglomerações nos grandes centros urbanos.
Com o treinamento de vacinadores autônomos, de modo a melhorar a cobertura vacinal contra brucelose, uma zoonose importante que pode ser transmitida pelo consumo de produtos de origem animal contaminados, acidente vacinal ou de forma direta (contato com restos de parição ou aborto), o programa obtêm êxito em várias regiões do estado.
Durante o curso são abordados diversos temas ligados à saúde agropecuária animal e vegetal, com alvo na pequena propriedade rural, no intuito de atender a demanda de vacinação nas áreas com pouca oferta de médicos veterinários.
Ao longo dos anos, especialmente por meio do treinamento de vacinadores, o Estado de Minas Gerais tem melhorado os índices de imunização, protegendo, assim, a saúde pública e o bem-estar animal e humano.
Autora:
Lucilla Imbroinise Azeredo
2ª Secretária do Sindafa-MG
Fiscal Agropecuária IMA
Médica Veterinária
Saiba mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais @sindafamg!
SINDAFA-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais.