Artigo desenvolvido por fiscais do IMA destaca importância do controle permanente de zoonoses em frigoríficos
A inspeção sanitária realizada pelos fiscais, filiados ao Sindafa-MG, objetiva assegurar a saúde pública da população
Os fiscais do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Antônio Augusto Ferrão Filho, Antônio de Souza Filho, Fernanda Lúcio dos Reis e Patrícia Barros Reis Fonseca desenvolveram o artigo “Saúde pública: importância do controle de zoonoses realizado por fiscais agropecuários e fiscais assistentes de modo permanente nos frigoríficos”.
O estudo relata como é o serviço oficial de inspeção de produtos de origem animal e a importância deste trabalho para a saúde pública da população. Isso acontece uma vez que a atuação dos fiscais agropecuários no frigorífico impede à sociedade de ter acesso a produtos cárneos com potencial risco de transmissão de zoonoses.
Cabe destacar que as zoonoses são doenças infecciosas naturalmente transmissíveis de animais para seres humanos, ou vice-versa, como, por exemplo, a tuberculose e a brucelose.
Por este motivo, o artigo técnico chama atenção para a importância da população de Minas Gerais ter conhecimento sobre essas zoonoses e consumir apenas carnes que tragam a chancela de inspeção do IMA no rótulo da embalagem.
Essa informação indica que o alimento passou pela inspeção sanitária de um Fiscal Agropecuário/Médico-Veterinário ou Fiscal Assistente Agropecuário do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).
Confira a seguir o artigo completo: “Saúde pública: importância do controle de zoonoses realizado por fiscais agropecuários e fiscais assistentes de modo permanente nos frigoríficos”.
Saiba mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais @sindafamg!
SINDAFA-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais.