Presidente do Conselho Fiscal do Sindafa-MG apresenta artigo científico na 8ª CNDA
O recebimento itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos foi o tema do trabalho divulgado na Conferência Nacional de Defesa Agropecuária
Com o tema “O recebimento itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos: a inserção do poder público municipal na logística reversa destes resíduos”, o presidente do Conselho Fiscal do Sindafa-MG, Adauto Menezes, apresentou artigo científico na 8ª Conferência Nacional de Defesa Agropecuária (CNDA), que aconteceu no mês de junho, em Goiânia/GO.
Menezes, que é fiscal assistente agropecuário estadual e mestrando em Sustentabilidade e Tecnologia Ambiental, explica que o resumo do artigo foi submetido à Comissão Científica da Sociedade Brasileira de Defesa Agropecuária (SBDA), organizadora do evento.
Uma vez aprovado para apresentação, o sindicato apoiou e custeou a viagem, assim como de outros filiados participantes da conferência, em vista de reconhecer o trabalho técnico desenvolvido e valorizar a carreira profissional do associado.
“Como presidente do Conselho do Sindafa-MG, considero de suma importância a participação de filiados neste tipo de evento, pois valoriza a classe e estimula a produção de artigos científicos, os quais poderão posteriormente ser aplicados no cotidiano do nosso trabalho quanto fiscais”, esclarece Adauto.
Destinação ambientalmente correta
E a partir da vivência profissional de Menezes em Luz/MG é que a elaboração do artigo foi baseada, ocasião em que a recepção das embalagens de agrotóxicos utilizadas na cultura agrícola, vazias e tríplices lavadas, ocorre no município duas vezes ao ano.
“O sucesso do projeto e o engajamento da comunidade é tão grande, que a Câmara Municipal legislou e criou a Semana do Campo Limpo, no âmbito do município de Luz, transformando uma política de governo em política pública”, conta o fiscal.
Vale ressaltar que essa modalidade de recebimento volante facilita o descarte correto desses produtos residuais pelo produtor, especialmente o da agricultura familiar (celebrada internacionalmente neste 25/07), bem como a adequação dele às normas e legislações do setor. Dessa forma, contribui-se para a proteção do meio ambiente e desenvolvimento rural sustentável.
Essa ação público-privada conta ainda com a participação e apoio do Conselho de Defesa e Conservação do Meio Ambiente (Codema), do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), Prefeitura Municipal de Luz, Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV), e do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), sendo um ato relevante para a comunidade local e ao meio ambiente.
Conferência Nacional
A Conferência Nacional sobre Defesa Agropecuária (CNDA) é um fórum de discussão sobre a defesa agrícola e pecuária brasileira.
O evento contribui, inclusive, para a troca de conhecimentos sobre as normas e os controles de processos da agropecuária, que resultam na oferta de alimentos livres de resíduos e contaminantes.
Saiba mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais @sindafamg!
SINDAFA-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais.