Redução de agrotóxicos em alimentos é tema de artigo elaborado por filiada do Sindafa-MG
Formas mais eficazes de higienizar hortifrúti em casa, para diminuir a ingestão dos defensivos, foi um dos objetivos do estudo
O artigo técnico “Práticas domésticas de redução de resíduos de agrotóxicos em hortifrútis”, elaborado pela fiscal agropecuária estadual e bióloga, Mônica Aparecida do Nascimento, e demais autores, visa discutir as formas mais eficazes de limpeza dos alimentos manipulados em casa. O intuito do estudo é restringir o consumo de contaminantes químicos pela sociedade.
Segundo os autores, pelo fato da população brasileira ser carente de hábitos de higiene alimentar, os consumidores ficam mais expostos aos resquícios do defensivo, utilizado para extermínio de pragas que comprometem a produção agrícola.
Neste sentido, estudos evidenciam que o consumo de alimentos contendo elevados índices de agrotóxicos provocam efeitos danosos à saúde humana. Intoxicações gastrointestinais, hepáticas e neuropatias estão entre os mais nocivos.
“Os consumidores estão cada vez mais preocupados com a alimentação saudável e sustentável. No entanto, o desafio está principalmente na contaminação de frutas e hortaliças por resíduos de produtos químicos. Essa realidade foi o motivo impulsionador da elaboração deste artigo”, explica Nascimento, que também é filiada ao Sindafa-MG.
Alimentos mais seguros
A fiscal ainda esclarece que o incentivo ao consumo de vegetais sempre deve vir acompanhado de programas de monitoramento. Conforme ela, essa supervisão próxima protege a oferta de alimentos com boa qualidade e coíbe o uso indiscriminado de defensivos agrícolas.
Em Minas Gerais, compete aos fiscais do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) fiscalizar os pontos de venda de agrotóxicos, as condições de armazenamento e descarte das embalagens vazias, assim como se a comercialização foi realizada via receita agronômica.
Diante desse cenário, os autores pontuam ser fundamental a implementação de políticas públicas que incentivem práticas agroecológicas e orgânicas, para assegurar uma alimentação mais saudável e com menos riscos à saúde dos consumidores.
Leia o artigo na íntegra e saiba mais sobre o assunto em sindafamg.com.br/2024/07/11/artigo-praticas-domesticas-de-reducao-de-residuos-de-agrotoxicos-em-hortifrutis .
Saiba mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais @sindafamg!
SINDAFA-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais.