ARTIGO | Controle da população dos morcegos hematófagos na região de fronteira Minas com o Estado de São Paulo
* Jomar Otavio Zatti Pereira
A CR de Passos realizou, no dia 13 a 17 de junho de 2016, um trabalho de controle da população de Morcegos Hematófagos (MH) nos municípios de Pratápolis e São Sebastião do Paraíso, municípios fronteira com o Estado de São Paulo. As ações tiveram o propósito de controlar a população de MH na área de fronteira com o estado de São Paulo, estabelecer ações educativas, identificando novos abrigos de morcegos hematófagos, identificar mordeduras pelo morcego nos animais e possíveis focos de raiva na região.
Durante a semana as equipes de captura de Morcegos Hematófagos da CR de Passos Kleber Garcia, Willian Patrick, Rogério Arantes, Antônio Martins, Eurípedes A. e a equipe da GDA/PNCRH Jomar Zatti, vistoriaram um Hotel abandonado, 03 casas abandonadas e uma fornalha para queima de telha. Os 05 (cinco) abrigos vistoriados foram encontrados a presença de colônias maternidade aproximadamente 100 a 300 indivíduos.
Os técnicos do IMA capturam e trataram com pasta vampiricida 186 Morcegos hematófagos e soltos no local e 03 três espécies foram enviados para o laboratório LSA, foi realizado a sexagem dos indivíduos conforme quadro abaixo:
Os criadores foram orientados a vacinar todo rebanho contra raiva e repetir a vacinação 30 dias após a 1ª dose depois vacinar anualmente. Informar ao IMA a presença de novos abrigos em sua propriedade e nas propriedades vizinhas para realizar capturas.
A coordenação do PNCRH/GDA agradece a Coordenadoria de Passos pelo excelente trabalho de controle da população dos Morcegos Hematófagos realizado na região, com a formação da equipe fixa de captura dando auxilio aos ESECs da CR nas capturas dos hematófagos o principal transmissor da raiva dos herbívoros.
Novas capturas serão realizadas na região da coordenadoria, está sendo programado um treinamento no Controle da Raiva dos herbívoros para treinar novos técnicos.
Vídeo da captura:
* coordenador do Programa Nacional de Controle de Raiva dos Herbívoros (PNCRH)
O conteúdo do artigo é de inteira responsabilidade do autor