Fiscalização de produtos veterinários no comércio beneficia a sanidade animal
A saúde dos rebanhos, como os bovinos, suínos e equinos, por exemplo, está diretamente relacionada à qualidade dos insumos agropecuários. A comercialização de produtos de uso veterinário se sobressai como uma das mais importantes atividades do agronegócio em Minas Gerais. Atualmente, são mais de 6 mil estabelecimentos que atuam no segmento.
O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) realiza a fiscalização do comércio dessas mercadorias, por meio de competência recebida do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). E no cumprimento dessa delegação, Minas Gerais se destaca como um dos estados que mais fiscaliza revendas no Brasil.
No entanto, a fiscalização dos pontos de venda não é o principal item a se evidenciar, mas, sim, a verificação da regularidade dos produtos farmacêuticos e biológicos relacionados ao registro, à embalagem, à validade e à estocagem desses medicamentos.
Dessa forma, a grande importância do trabalho realizado pelo IMA repercute diretamente na sanidade animal, justamente pelo controle sanitário realizado regularmente nesses estabelecimentos, uma vez que impede a comercialização de produtos fracionados, sem bula, sem registro de procedência ou prazos de validade vencidos.
Autora:
Patrícia Maluf
Fiscal Agropecuária IMA
Médica Veterinária
Saiba mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais @sindafamg!
SINDAFA-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais.