SINDAFA-MG


  1. Início
  2. /
  3. Datas celebrativas
  4. /
  5. Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos ressalta riscos à saúde pública e ao meio ambiente
quinta-feira, 11/01/24 12:00

Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos ressalta riscos à saúde pública e ao meio ambiente

Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos ressalta riscos à saúde pública e ao meio ambiente
Foto: Divulgação/Mapa
Por Filipe Diniz

Esta quinta-feira, 11 de janeiro, é marcada pelo Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos. O tema enaltece a importância dos agricultores adotarem maneiras mais saudáveis e sustentáveis de se produzir alimentos.

Por este entendimento, a ocasião tem o objetivo de incentivar o pensamento reflexivo sobre os riscos que o uso indiscriminado de agrotóxicos pode trazer, tanto para a saúde humana e animal, como para o meio ambiente.

Os agrotóxicos atuam no combate às pragas que prejudicam as lavouras, áreas de pastagens e ambientes hídricos. Por outro lado, o uso controlado e na dosagem correta desses produtos químicos, físicos ou biológicos auxiliam beneficamente no desenvolvimento da produção agrícola.

Vale explicar que o Decreto Federal n.º 98.816, publicado em 11/01/1990, foi que originou a celebração da data. O ato normativo, revogado posteriormente pelo Decreto n.º 4.074/2002, determinou mais rigor no registro, inspeção e fiscalização dos agrotóxicos, bem como atenção especial aos componentes e derivativos, por órgãos agropecuários do Poder Público.

Em Minas Gerais, compete aos fiscais do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) fiscalizar a comercialização, as condições de armazenamento, e se a venda do agrotóxico foi realizada mediante apresentação de receita agronômica. O serviço de inspeção é contínuo e prossegue nas etapas de transporte, uso e devolução das embalagens vazias e lavadas três vezes.

Nesse sentido, o Sindicato dos Fiscais Agropecuários e Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais (Sindafa-MG) ressalta que a adoção de boas práticas de produção agrícola pelos produtores rurais, assim como o uso correto e seguro do agrotóxico, possibilita a oferta de alimentos de boa qualidade, nutritivos e saudáveis à sociedade, além de evitar a intoxicação humana e a contaminação ambiental.

Leia mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais no perfil @‌sindafamg!

Sindafa-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais

Voltar

Últimas notícias

ver mais
Dia Nacional do Químico: profissional contribui para o desenvolvimento sustentável do agronegócio no Brasil terça-feira, 18/06/24 Dia Nacional do Químico: profissional contribui para o desenvolvimento sustentável do agronegócio no Brasil Nesta terça-feira (18/06) é celebrado o Dia Nacional do Químico. No setor de fiscalização ...
Dia do Educador Sanitário: profissional leva conhecimento à sociedade para manutenção da saúde pública terça-feira, 11/06/24 Dia do Educador Sanitário: profissional leva conhecimento à sociedade para manutenção da saúde pública Nesta terça-feira (11/06) é celebrado o Dia do Educador Sanitário. A data referencia o ...
Ipsemg lança calculadora para usuário estimar valor de contribuição do plano de saúde sexta-feira, 07/06/24 Ipsemg lança calculadora para usuário estimar valor de contribuição do plano de saúde Ferramenta tem em vista facilitar o entendimento da mudança de contribuição, porém, aguarda aprovação ...
Dia Mundial do Meio Ambiente: Sindafa-MG alerta a sociedade e o Poder Público sobre impactos negativos da ação do homem quarta-feira, 05/06/24 Dia Mundial do Meio Ambiente: Sindafa-MG alerta a sociedade e o Poder Público sobre impactos negativos da ação do homem Necessária reestruturação das carreiras públicas da agricultura e do meio ambiente, para fortalecimento do ...
Converse com o Sindafa
Pular para o conteúdo