Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos ressalta riscos à saúde pública e ao meio ambiente
Esta quinta-feira, 11 de janeiro, é marcada pelo Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos. O tema enaltece a importância dos agricultores adotarem maneiras mais saudáveis e sustentáveis de se produzir alimentos.
Por este entendimento, a ocasião tem o objetivo de incentivar o pensamento reflexivo sobre os riscos que o uso indiscriminado de agrotóxicos pode trazer, tanto para a saúde humana e animal, como para o meio ambiente.
Os agrotóxicos atuam no combate às pragas que prejudicam as lavouras, áreas de pastagens e ambientes hídricos. Por outro lado, o uso controlado e na dosagem correta desses produtos químicos, físicos ou biológicos auxiliam beneficamente no desenvolvimento da produção agrícola.
Vale explicar que o Decreto Federal n.º 98.816, publicado em 11/01/1990, foi que originou a celebração da data. O ato normativo, revogado posteriormente pelo Decreto n.º 4.074/2002, determinou mais rigor no registro, inspeção e fiscalização dos agrotóxicos, bem como atenção especial aos componentes e derivativos, por órgãos agropecuários do Poder Público.
Em Minas Gerais, compete aos fiscais do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) fiscalizar a comercialização, as condições de armazenamento, e se a venda do agrotóxico foi realizada mediante apresentação de receita agronômica. O serviço de inspeção é contínuo e prossegue nas etapas de transporte, uso e devolução das embalagens vazias e lavadas três vezes.
Nesse sentido, o Sindicato dos Fiscais Agropecuários e Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais (Sindafa-MG) ressalta que a adoção de boas práticas de produção agrícola pelos produtores rurais, assim como o uso correto e seguro do agrotóxico, possibilita a oferta de alimentos de boa qualidade, nutritivos e saudáveis à sociedade, além de evitar a intoxicação humana e a contaminação ambiental.
Leia mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais no perfil @sindafamg!
Sindafa-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais