Dia Nacional da Cachaça: bebida é patrimônio cultural de Minas Gerais
Símbolo nacional, de importância histórica e cultural, a aguardente de cana-de-açúcar é uma bebida alcoólica de qualidade, sendo um produto exclusivo do Brasil. E para homenagear os produtores e consumidores, nesta terça-feira, 13 de setembro, é comemorado o Dia Nacional da Cachaça.
A data foi criada pelo Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac), durante a edição de 2009, em Belo Horizonte/MG, da Expocachaça. A feira nasceu em Minas Gerais, há 24 anos, e é considerada uma vitrine promocional mundial da cadeia produtiva e de valor da bebida.
Atualmente, o líquido, que é um dos destilados mais consumidos no mundo, é originário dos diversos alambiques espalhados pelos estados federativos do país. Contudo, Minas Gerais, por ser o maior produtor nacional, é referência no assunto, e ocupa papel de destaque no fomento econômico do setor.
Por esta perspectiva, o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), como órgão estadual voltado à defesa sanitária, é responsável pelo registro e cadastro do produtor desta bebida. Também fiscaliza e inspeciona todo o processo de produção e comercialização, ao avaliar os aspectos tecnológicos, higiênico-sanitários e de qualidade deste produto.
Sendo assim, o Sindicato dos Fiscais Agropecuários e Fiscais Assistentes Agropecuários (Sindafa-MG), constituído por fiscais e fiscais assistentes agropecuários do IMA, apoia e valoriza a tradicional cachaça mineira. Neste sentido, reconhece as ricas e versáteis regiões produtoras, o que contribui para elevar o produto ao status de destilado nobre.
Saiba mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais @sindafamg!
Sindafa-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais.