Belo Horizonte: a capital dos mineiros há 124 anos
12 de dezembro de 1897 é a data oficial da fundação de Belo Horizonte. Antigamente denominado de Curral del-Rei, foi um distrito de Sabará. Após ser desmembrado e elevado à categoria de município, recebeu de Ouro Preto, há 124 anos, o título de capital do Estado de Minas Gerais.
Com o objetivo de ser a “cidade do futuro”, Belo Horizonte foi a primeira cidade moderna a ser planejada no Brasil, inspirada na arquitetura e urbanismo de Paris, na França, e de Washington, nos Estados Unidos. A sua construção também foi influenciada pelos ideais positivistas, bem marcantes no início da era republicana brasileira.
Sustentado na lavoura e no pasto, na criação de gado, e na fabricação e comercialização de farinha, BH deu os primeiros passos na história, rumo ao desenvolvimento rural e urbano. Neste quesito, na ocasião, a topografia acidentada favoreceu a instalação de povoados ligados à agricultura e à vida pastoril.
Aos 31 anos de constituição, no dia 7 de setembro de 1929, os belo-horizontinos viram nascer um espaço de abastecimento de alimentos: o Mercado Central. Com a participação ativa dos produtores e comerciantes, ao longo dos anos, o Mercado ampliou as atividades, tornando-se não só um lugar de feira, mas, sim, de apreciação de pratos de comidas típicas mineiras.
Parabéns, Belo Horizonte, por há 124 anos ser a maior vitrine de Minas Gerais para o mundo! Que a gastronomia e a rica tradição cultural e religiosa estejam sempre na lembrança dos que aqui vivem ou visitam!
Foto: Divulgação/Mercado Central de BH
Saiba mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais @sindafamg!
SINDAFA-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais.