Ação fiscal do IMA confirma suspeita de raiva animal em Araçuaí/MG
Equipe especializada do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), da Coordenadoria Regional de Almenara/MG, foi convocada pelo departamento de Zoonose de Araçuaí/MG, no segundo semestre de 2020, para prestar atendimento em uma propriedade rural onde havia mortes de bovinos com suspeita de raiva.
Os fiscais deslocaram-se até o município e colheram material para exame laboratorial, o qual foi confirmado. A raiva é uma doença perigosa e letal, por este motivo, o proprietário foi informado sobre a necessidade de, caso alguma pessoa tenha tido contato com o animal positivo, dirigir-se ao Posto de Saúde Municipal para profilaxia pós-exposição.
Na ocasião, também foi reforçada a obrigatoriedade da vacinação de todo o rebanho bovino contra raiva, sendo repassado o esquema de vacinação preconizado na região do Vale do Jequitinhonha e Mucuri. A vacinação é a ação preventiva e protetiva de todos os animais, e deve ser realizada nos prazos programados para que o rebanho possa estar imunizado.
Outra ação preservativa é controlar a população de morcegos hematófagos (que se alimentam de sangue), pelo fato de ser o principal transmissor da raiva animal. Este trabalho também é realizado pelo IMA, por meio do cadastro de abrigos e capturas desses mamíferos.
A transmissão do vírus se dá especialmente pela mordedura, arranhadura e/ou lambedura de animais infectados, como os morcegos-vampiro-comum, em animais sadios, como os bovinos. A doença da raiva não tem tratamento para bovídeos, sendo 100% fatal.
As ações de prevenção contribuem para evitar novas mortes de rebanhos e, consequentemente, que a doença da raiva atinja os humanos.
Nesta operação, a equipe do IMA contou com o apoio da fiscal agropecuária, Liliane Aramuni Salha, e dos fiscais assistentes agropecuários, Adilson Ferreira Gama e Joel Pereira Negreiro.