SINDAFA-MG


  1. Início
  2. /
  3. Fiscais Agropecuários do IMA
  4. /
  5. Ação fiscal do IMA confirma suspeita de raiva animal em Araçuaí/MG
quarta-feira, 13/01/21 11:01

Ação fiscal do IMA confirma suspeita de raiva animal em Araçuaí/MG

📸: Divulgação


Equipe especializada do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), da Coordenadoria Regional de Almenara/MG, foi convocada pelo departamento de Zoonose de Araçuaí/MG, no segundo semestre de 2020, para prestar atendimento em uma propriedade rural onde havia mortes de bovinos com suspeita de raiva.

Os fiscais deslocaram-se até o município e colheram material para exame laboratorial, o qual foi confirmado. A raiva é uma doença perigosa e letal, por este motivo, o proprietário foi informado sobre a necessidade de, caso alguma pessoa tenha tido contato com o animal positivo, dirigir-se ao Posto de Saúde Municipal para profilaxia pós-exposição.

Na ocasião, também foi reforçada a obrigatoriedade da vacinação de todo o rebanho bovino contra raiva, sendo repassado o esquema de vacinação preconizado na região do Vale do Jequitinhonha e Mucuri. A vacinação é a ação preventiva e protetiva de todos os animais, e deve ser realizada nos prazos programados para que o rebanho possa estar imunizado.

Outra ação preservativa é controlar a população de morcegos hematófagos (que se alimentam de sangue), pelo fato de ser o principal transmissor da raiva animal. Este trabalho também é realizado pelo IMA, por meio do cadastro de abrigos e capturas desses mamíferos.

A transmissão do vírus se dá especialmente pela mordedura, arranhadura e/ou lambedura de animais infectados, como os morcegos-vampiro-comum, em animais sadios, como os bovinos. A doença da raiva não tem tratamento para bovídeos, sendo 100% fatal.

As ações de prevenção contribuem para evitar novas mortes de rebanhos e, consequentemente, que a doença da raiva atinja os humanos.

Nesta operação, a equipe do IMA contou com o apoio da fiscal agropecuária, Liliane Aramuni Salha, e dos fiscais assistentes agropecuários, Adilson Ferreira Gama e Joel Pereira Negreiro.

Voltar

Últimas notícias

ver mais
Artigo desenvolvido por fiscais do IMA destaca importância do controle permanente de zoonoses em frigoríficos sexta-feira, 01/03/24 Artigo desenvolvido por fiscais do IMA destaca importância do controle permanente de zoonoses em frigoríficos A inspeção sanitária realizada pelos fiscais, filiados ao Sindafa-MG, objetiva assegurar a saúde pública ...
Sindafa-MG firma convênio com novo escritório para assessoria parlamentar e jurídica quinta-feira, 29/02/24 Sindafa-MG firma convênio com novo escritório para assessoria parlamentar e jurídica À nova assessoria caberá orientar e assistir o sindicato nos assuntos políticos e governamentais ...
Assembleia Ordinária aprova contas e planejamento estratégico do Sindafa-MG sexta-feira, 23/02/24 Assembleia Ordinária aprova contas e planejamento estratégico do Sindafa-MG Cerca de 70 filiados participaram do encontro e contribuíram com sugestões para melhoria das ...
Sindafa-MG cobra resposta do IMA sobre ofício que trata a precariedade no trabalho terça-feira, 20/02/24 Sindafa-MG cobra resposta do IMA sobre ofício que trata a precariedade no trabalho Más condições da infraestrutura de trabalho foram relatadas e denunciadas pelos servidores do Instituto ...
Converse com o Sindafa
Skip to content