SINDAFA-MG


  1. Início
  2. /
  3. Fiscais Agropecuários Estaduais
  4. /
  5. Ação fiscal do IMA confirma suspeita de raiva animal em Araçuaí/MG
quarta-feira, 13/01/21 11:01

Ação fiscal do IMA confirma suspeita de raiva animal em Araçuaí/MG

📸: Divulgação


Equipe especializada do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), da Coordenadoria Regional de Almenara/MG, foi convocada pelo departamento de Zoonose de Araçuaí/MG, no segundo semestre de 2020, para prestar atendimento em uma propriedade rural onde havia mortes de bovinos com suspeita de raiva.

Os fiscais deslocaram-se até o município e colheram material para exame laboratorial, o qual foi confirmado. A raiva é uma doença perigosa e letal, por este motivo, o proprietário foi informado sobre a necessidade de, caso alguma pessoa tenha tido contato com o animal positivo, dirigir-se ao Posto de Saúde Municipal para profilaxia pós-exposição.

Na ocasião, também foi reforçada a obrigatoriedade da vacinação de todo o rebanho bovino contra raiva, sendo repassado o esquema de vacinação preconizado na região do Vale do Jequitinhonha e Mucuri. A vacinação é a ação preventiva e protetiva de todos os animais, e deve ser realizada nos prazos programados para que o rebanho possa estar imunizado.

Outra ação preservativa é controlar a população de morcegos hematófagos (que se alimentam de sangue), pelo fato de ser o principal transmissor da raiva animal. Este trabalho também é realizado pelo IMA, por meio do cadastro de abrigos e capturas desses mamíferos.

A transmissão do vírus se dá especialmente pela mordedura, arranhadura e/ou lambedura de animais infectados, como os morcegos-vampiro-comum, em animais sadios, como os bovinos. A doença da raiva não tem tratamento para bovídeos, sendo 100% fatal.

As ações de prevenção contribuem para evitar novas mortes de rebanhos e, consequentemente, que a doença da raiva atinja os humanos.

Nesta operação, a equipe do IMA contou com o apoio da fiscal agropecuária, Liliane Aramuni Salha, e dos fiscais assistentes agropecuários, Adilson Ferreira Gama e Joel Pereira Negreiro.

Voltar

Últimas notícias

ver mais
Sindafa-MG prepara brinde especial aos filiados quinta-feira, 21/03/24 Sindafa-MG prepara brinde especial aos filiados Em agradecimento ao apoio habitualmente recebido, a Diretoria Executiva confecciona mochila corporativa com a ...
Dia Mundial do Consumidor: qualidade dos produtos agropecuários de MG perpassa pela inspeção sanitária dos fiscais do IMA sexta-feira, 15/03/24 Dia Mundial do Consumidor: qualidade dos produtos agropecuários de MG perpassa pela inspeção sanitária dos fiscais do IMA Celebrado nesta sexta-feira (15/03), o Dia Mundial do Consumidor tem o objetivo de conscientizar ...
Fiscais agropecuários apuram denúncia de utilização de álcool combustível na produção de cachaça terça-feira, 12/03/24 Fiscais agropecuários apuram denúncia de utilização de álcool combustível na produção de cachaça Fiscalização de combate à prática de adulteração de bebida reduz a circulação de produtos ...
Sindafa-MG ressalta união de esforços no Dia Internacional da Mulher sexta-feira, 08/03/24 Sindafa-MG ressalta união de esforços no Dia Internacional da Mulher O Dia Internacional da Mulher é comemorado anualmente no dia 08/03. A data, que ...
Converse com o Sindafa
Skip to content