Minas Gerais é oficialmente declarada livre de peste suína clássica pelo MAPA
Por meio da Instrução Normativa nº 25, publicada na quarta-feira (20), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) declarou oficialmente Minas Gerais e mais 14 estados, além dos Distrito Federal, como livres de peste suína clássica (PSC). Em maio, esses estados já haviam sido reconhecidos pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como livres da doença.
A Instrução Normativa estabelece, ainda, parâmetros para o trânsito de suínos no território nacional, proibindo a entrada de animais e materiais genéticos originários dos estados ainda não reconhecidos como livres da doença nos estados da área livre de PSC . A medida tem o objetivo de assegurar a manutenção do status para os estados reconhecidos.
Esse reconhecimento por parte do Ministério da Agricultura só foi possível devido ao trabalho desenvolvido pelos fiscais agropecuários e fiscais assistentes agropecuários nos últimos anos, por meio do Programa de Sanidade Suídea do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).
Minas Gerais é o quarto estado do Brasil com o maior números de suínos, somando um total de 5,2 milhões de animais, e possui ainda 27 Granjas de Reprodutores de Suínos Certificado (GRSC).
Nesses locais, as ações de fiscalização consistem na vigilância ativa em granjas e criatórios, fiscalizando o número de animais, sinais clínicos que possam indicar possíveis doenças e as taxas de mortalidade. As visitas ao estabelecimentos também são realizadas a partir do recebimento de notificação de suspeita de alguma doença, podendo essa ser feita por produtores, veterinários ou responsável técnico pelos estabelecimentos.
Com informações da Agência Minas Gerais