SINDAFA-MG


  1. Início
  2. /
  3. Sindafa-MG
  4. /
  5. SINDAFA-MG na luta por melhores condições de trabalho
sábado, 09/07/16 12:50

SINDAFA-MG na luta por melhores condições de trabalho



Em mais uma oportunidade de lutar pelos direitos dos servidores do Instituto Mineiro de Agropecuário (IMA), o Sindicato dos Fiscais Agropecuários e Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais – SINDAFA-MG esteve na Assembleia Legislativa de Minas Gerais na terça-feira (05), em uma audiência na Comissão de Agropecuária e Agroindústria.

O objetivo do encontro foi debater o plano de carreira e a GEDIMA, bem como discutir e acompanhar a votação do Projeto de Lei que extinguiu cargos no Instituto. A audiência foi convocada pelo presidente da Comissão, deputado Fabiano Toletino.

Participaram da mesa de discussão, além do presidente da Comissão, a presidente do SINDAFA-MG, Moisa Medeiros Lasmar; o diretor-geral do IMA, Marcílio de Sousa Magalhães, representando o governo; o fiscal agropecuário e servidor do IMA, Marco Antônio Vale; o presidente do sindicato dos servidores do IMA de Juiz de Fora, Paulo Roberto Martins e o presidente da Associação dos Servidores do IMA, Antônio Baptista Ruback.

Na oportunidade o diretor-geral do IMA afirmou que já existem conversas internas para definir o novo plano de carreira para os servidores, e reconhece que atualmente há sobrecarga de trabalho, além de salários abaixo do mercado. Esse último ponto tem sido a causa da debandada que o órgão tem sofrido ultimamente, além da falta de infraestrutura para que os profissionais desenvolvam o trabalho da melhor maneira possível.

O fiscal agropecuário, Marco Vale  destacou a a necessidade de melhorias no plano de carreira para os servidores do Instituto, salientando o baixo salário que recebem. “Hoje, recebemos por volta de três salários mínimos. No nível médio, passou de 2,2 para 1,5 salário. Só vemos nossa remuneração caindo. Está cada vez mais comum depressão de funcionários e rejeição ao trabalho no IMA. Há muita evasão de servidores”

 

PL 3.517/16

Na metade da audiência pública o presidente da Comissão de Agricultura e Agroindústria, Fabiano Toletino, interrompeu a reunião para ir ao plenário votar contra o Projeto de Lei 3.517 de 2016, feito pelo governo do estado, que, dentre outras coisas, extinguiu 374 cargos vagos no IMA.

A aprovação do projeto era uma das preocupações do SINDAFA-MG, tendo em vista a grande quantidade de profissionais que poderiam ser contratados futuramente e, assim, melhorar o efetivo de profissionais do Instituto. Essa redução representa cerca de 25% do quadro profissional do IMA, o que pode comprometer o trabalho desenvolvido.

No plenário, o Projeto foi aprovado por 27 votos a favor e 22 contrários, e assim foi confirmado a extinção dos cargos.

Após divulgado o resultado da votação, o deputado Fabiano Toletino decidiu não prosseguir com a audiência, mas confirmou que até o mês de agosto marcaria outra reunião para discutir as melhorias para os servidores do IMA. “Vamos fazer um estudo, juntamente com o governo, para sabermos a forma que deve ser proposto a melhoria no plano de cargo e salário, melhorando, assim, a condição salarial e a forma de trabalho dos servidores do IMA”.

O Sindicato dos Fiscais Agropecuários e Fiscais Assistentes Agropecuário de Minas Gerais – SINDAFA-MG, externa o seu agradecimento a todos os parlamentares que entendem a luta dos servidores do IMA por melhores condições de trabalho e votaram contra o Projeto que extinguiu os 374 cargos.

O SINDAFA-MG, por meio da sua presidente, Moisa Medeiros Lasmar, agradece aos deputados:

Dep. Alencar da Silveira Jr. PDT

Dep. Antônio Carlos Arantes PSDB

Dep. Antônio Jorge PPS

Dep. Arlen Santiago PTB

Dep. Carlos Pimenta PDT

Dep. Dalmo Ribeiro Silva PSDB

Dep. Dilzon Melo PTB

Dep. Emidinho Madeira PSB

Dep. Fabiano Tolentino PPS

Dep. Felipe Attiê PTB

Dep. Gil Pereira PP

Dep. Gustavo Corrêa DEM

Dep. Gustavo Valadares PSDB

Dep. Inácio Franco PV

Dep. Ione Pinheiro DEM

Dep. João Leite PSDB

Dep. João Vítor Xavier PSDB

Dep. Luiz Humberto Carneiro PSDB

Dep. Nozinho PDT

Dep. Roberto Andrade PSB

Dep. Sargento Rodrigues PDT

Dep. Tito Torres PSDB

Voltar

Últimas notícias

ver mais
Fiscais do escritório do IMA de Bambuí recebem visita do deputado Lucas Lasmar quarta-feira, 24/04/24 Fiscais do escritório do IMA de Bambuí recebem visita do deputado Lucas Lasmar No encontro, parlamentar reforçou o compromisso em valorizar os servidores públicos do Estado de ...
Dia de Tiradentes relembra luta histórica pela liberdade de um povo domingo, 21/04/24 Dia de Tiradentes relembra luta histórica pela liberdade de um povo Hoje, 21 de abril, é dia de honrar a memória do herói da Inconfidência ...
Trabalho realizado por fiscais do IMA é fundamental para a segurança alimentar quarta-feira, 17/04/24 Trabalho realizado por fiscais do IMA é fundamental para a segurança alimentar Sindafa-MG destaca importância da defesa sanitária animal e vegetal para a saúde pública O ...
Presidente do Sindafa-MG ministra palestra para novos servidores do IMA segunda-feira, 08/04/24 Presidente do Sindafa-MG ministra palestra para novos servidores do IMA Objetivo do bate-papo foi apresentar institucionalmente o sindicato aos recentes fiscais nomeados Durante evento ...
Converse com o Sindafa
Skip to content