Dia do Farmacêutico: profissional protege a população na ponta da cadeia alimentar
Atuação como fiscal agropecuário visa garantir que o consumidor tenha acesso a alimentos seguros e saudáveis
O dia 20 de janeiro celebra o profissional farmacêutico no Brasil. A escolha da data homenageia a fundação da Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF) em 1916, um marco importante para a organização e o reconhecimento da classe.
Vale destacar que os farmacêuticos desempenham papel fundamental para a saúde pública e proteção do meio ambiente. São profissionais altamente qualificados, os quais trabalham em diversas áreas, como as relacionadas à produção, distribuição e consumo de alimentos.
Por esta razão, a formação abrangente e a competência técnica desses especialistas muito contribuem para a garantia da qualidade e segurança dos produtos de origem animal e vegetal em todo o país.
Contudo, em Minas Gerais, cabe ao Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) executar exclusivamente as políticas públicas de defesa sanitária animal e vegetal.
Farmacêuticos no IMA
Por meio da instituição, os farmacêuticos atuam como fiscais agropecuários, ao exercerem atividades que vão desde a fiscalização de abatedouros, propriedades rurais e indústrias de alimentos; até a análise e a certificação de produtos sustentáveis.
Durante o processo de inspeção do estabelecimento produtor, eles verificam as condições sanitárias, a aplicação de boas práticas de fabricação/higienização e a rotulagem dos produtos.
Já no processo de análise, investigam os alimentos para detectar a presença de resíduos de medicamentos veterinários, contaminantes e adulterantes, para proporcionar segurança alimentar ao consumidor.
Também acompanham a execução de programas estadual e nacional de controle e sanidade agropecuária no território mineiro; investigam denúncias; e ministram treinamentos para produtores rurais, orientando-os sobre as normas sanitárias vigentes do setor.
Por essas ações, o Sindafa-MG é um importante aliado dos farmacêuticos do IMA. O sindicato oferece representatividade e defesa dos interesses dos fiscais agropecuários e fiscais assistentes agropecuários, ao colaborar para o fortalecimento da categoria e a melhoria da qualidade dos serviços prestados à sociedade.
Saiba mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais @sindafamg!
SINDAFA-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais.