Agropecuária e a produção de alimentos são celebrados em outubro
Dia Nacional da Pecuária, Dia Mundial da Alimentação e o Dia Nacional da Agricultura foram comemorados, respectivamente, nos dias 14, 16 e 17
Outubro é um mês especial para a agricultura, pecuária e a produção de alimentos brasileira, pois três datas de destaques integram o calendário comemorativo agroalimentar nacional.
No dia 14 foi festejado o Dia Nacional da Pecuária. Esta atividade de criação de animais, como de aves, bovinos e suínos, por exemplo, é de muita importância para a economia do Brasil. Essa cadeia de produção abastece os setores alimentícios, como a agroindústria de carnes, laticínios e produtos derivados.
Já no dia 16 comemorou-se o Dia Mundial da Alimentação. Alimentos saudáveis, nutritivos e em quantidade suficiente é direito de todos os cidadãos do mundo. Por este motivo, a qualidade alimentar é muito importante para a saúde pública, bem como para o desenvolvimento sustentável, ambiental, social e econômico do planeta Terra.
E, para finalizar as datas comemorativas de outubro, no dia 17 foi celebrado o Dia Nacional da Agricultura. A plantação é integrante do setor primário da economia brasileira, cuja terra é arada, cultivada e os alimentos colhidos para autoconsumo, comércio interno e exportação. Isto também significa dizer que o plantio é ator do desenvolvimento da sociedade humana.
No Estado de Minas Gerais, cabe aos fiscais do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) executar o trabalho destinado a preservar a sanidade na agropecuária. As atividades realizadas pelos servidores do órgão incluem medidas de vigilância e fiscalização do processo produtivo agrícola, pecuário e industrial, desde a seleção da matéria-prima, até a distribuição logística.
Dessa forma, a defesa sanitária vegetal visa controlar e erradicar pragas danosas às lavouras mineiras, assim como a defesa sanitária animal as doenças prejudiciais aos rebanhos mineiros. E a inspeção de produtos, tem em vista garantir a inocuidade dos alimentos que chegam à mesa da população mineira.
Sendo assim, os fiscais da carreira agropecuária do IMA contribuem para que Minas Gerais mantenha os preceitos da precaução e prevenção do meio ambiente e da saúde pública. À vista disso, a ação fiscal sanitária assegura os mineiros de não contrair doenças transmitidas por alimentos contaminados.
Saiba mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais no perfil @sindafamg!
Sindafa-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais