Dia Mundial dos Animais: defesa sanitária assegura qualidade dos rebanhos e segurança alimentar ao consumidor
A vida animal em todas as formas é celebrada globalmente nesta quarta-feira (04/10), Dia Mundial dos Animais. A data destaca a importância de proteger e valorizar os seres que habitam o meio ambiente.
Cabe evidenciar que a existência das espécies é essencial para o equilíbrio ecológico das cadeias alimentares. Portanto, a ocasião também tem o intuito de despertar a atenção das pessoas sobre os cuidados necessários que devem ter com todos os animais, principalmente os de produção destinados à alimentação humana.
Em vista disso, o poder público, ao preservar o meio ambiente para as presentes e futuras gerações, como a fauna, por exemplo, orienta, inspeciona e fiscaliza os produtos de origem animal, quanto ao cumprimento das normas sanitárias. Outra atuação é no controle do trânsito dos animais, para precaver possível disseminação de doenças.
Nesta perspectiva, os fiscais sanitaristas do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) promovem a prevenção, vigilância e erradicação das doenças oriundas de animais, de modo a garantir a qualidade sanitária dos rebanhos em Minas Gerais. Dessa forma, a saúde animal e a segurança dos alimentos se mantém indissociáveis.
E o Sindafa-MG, entidade representativa dos fiscais do IMA, reconhece o esforço empregado pelos produtores rurais e agroindustriais na atividade agropecuária, de modo a implementar sistemas sustentáveis de produção que beneficiam a sanidade animal e a saúde dos consumidores.
Saiba mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais no perfil @sindafamg!
Sindafa-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais