SINDAFA-MG


  1. Início
  2. /
  3. Eventos
  4. /
  5. Fiscais representantes do Sindafa-MG compõem júri do Concurso Internacional da ExpoQueijo Brasil 2023 em Araxá
sexta-feira, 25/08/23 12:10

Fiscais representantes do Sindafa-MG compõem júri do Concurso Internacional da ExpoQueijo Brasil 2023 em Araxá

Fiscais representantes do Sindafa-MG compõem júri do Concurso Internacional da ExpoQueijo Brasil 2023 em Araxá
Foto: Divulgação/Sindafa-MG


Durante o evento, demais fiscais do IMA também esclarecerão dúvidas sobre o processo de registro dos queijos artesanais

Trinta fiscais agropecuários e fiscais assistentes agropecuários do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) irão compor o júri do Concurso Internacional da ExpoQueijo Brasil 2023 ­- Araxá International Cheese Awards, que será realizado entre os dias 24 e 27 de agosto, no Grande Hotel e Termas de Araxá, no município de Araxá, no Alto Paranaíba.

O Sindicato dos Fiscais Agropecuários e Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais (Sindafa-MG) estará representado pela vice-presidente, Moisa Medeiros Lasmar; pela diretora de Comunicação, Fernanda Gomes Silveira, e pela 1ª secretária, Lucilla Imbroinise Azeredo, que serão juradas do Concurso Internacional do Queijo.

As três profissionais, que são fiscais do IMA, participarão das duas fases de julgamento. Na primeira, avaliarão os queijos inscritos e selecionados pela Comissão Coordenadora. Já na segunda, analisarão os queijos contemplados com o 1.º lugar (ouro) na fase um. Os atributos a serem avaliados serão o aspecto geral, cor, textura, odor, aroma, consistência e sabor.

Em sua terceira edição, a ExpoQueijo é o maior evento de exposição e concurso de queijos artesanais do Brasil, e que este ano teve recorde de inscrições. Ao todo, 410 produtores concorrem a prêmios em aproximadamente 50 categorias e ao título de grande campeão “Super Ouro”.

Outra novidade nesta edição é que pela primeira vez uma instituição brasileira será a curadora do concurso. Trata-se do Instituto de Laticínio Cândido Tostes (ILCT), vinculado à Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), que avaliará cerca de 1,3 mil queijos, de 22 estados e de dez países (Brasil, Bolívia, Itália, Suíça, Canadá, México, Uruguai, Peru, Argentina e Nigéria).

Vale lembrar que a gestão do concurso antes era de responsabilidade da Organização Nacional de Provadores de Queijo (Onaf), entidade referência no setor, com sede na Itália.

Outras atrações

Além do concurso de queijo artesanal, a programação do evento também contemplará o fórum de produtos da agricultura familiar e agroindústria, feira de agronegócios, e vila gastronômica e cultural. Pelo fato de ser o maior movimento nacional do segmento, é aguardado um impacto positivo nas áreas econômicas do turismo, indústria alimentícia e relações internacionais.

O IMA também terá uma programação especial para esclarecer dúvidas sobre o processo de realização de registro sanitário de produtor.

Cabe destacar que o produtor ou agroindústria que não possuir habilitação sanitária no órgão responsável pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM), Estadual (SIE) ou Federal (SIF), bem como não tiver o certificado Selo Arte, não pode participar do concurso. Esses certificados atestam que o produto alimentício de origem animal foi elaborado conforme boas-práticas agropecuárias e de fabricação.

A programação completa do evento, bem como o regulamento do concurso, podem ser acessados por meio da página http://expoqueijobrasil.com.br. Participe!

ExpoQueijo

O evento é realizado pela Bonare Eventos, em parceria com associações de produtores de queijos e apoio de todas as instituições de fomento do agronegócio, com destaque para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio da Superintendência Federal de Agricultura de Minas Gerais; para o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e de suas vinculadas; e, ainda, para o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg); Sistema Ocemg e Prefeitura de Araxá.

Saiba mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais no perfil @sindafamg!

Sindafa-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais

Voltar

Últimas notícias

ver mais
Artigo desenvolvido por fiscais do IMA destaca importância do controle permanente de zoonoses em frigoríficos sexta-feira, 01/03/24 Artigo desenvolvido por fiscais do IMA destaca importância do controle permanente de zoonoses em frigoríficos A inspeção sanitária realizada pelos fiscais, filiados ao Sindafa-MG, objetiva assegurar a saúde pública ...
Sindafa-MG firma convênio com novo escritório para assessoria parlamentar e jurídica quinta-feira, 29/02/24 Sindafa-MG firma convênio com novo escritório para assessoria parlamentar e jurídica À nova assessoria caberá orientar e assistir o sindicato nos assuntos políticos e governamentais ...
Assembleia Ordinária aprova contas e planejamento estratégico do Sindafa-MG sexta-feira, 23/02/24 Assembleia Ordinária aprova contas e planejamento estratégico do Sindafa-MG Cerca de 70 filiados participaram do encontro e contribuíram com sugestões para melhoria das ...
Sindafa-MG cobra resposta do IMA sobre ofício que trata a precariedade no trabalho terça-feira, 20/02/24 Sindafa-MG cobra resposta do IMA sobre ofício que trata a precariedade no trabalho Más condições da infraestrutura de trabalho foram relatadas e denunciadas pelos servidores do Instituto ...
Converse com o Sindafa
Skip to content