SINDAFA-MG


  1. Início
  2. /
  3. Eventos
  4. /
  5. Coordenadoria de Oliveira do IMA apoia evento de recolhimento itinerante de embalagens de agrotóxicos
sexta-feira, 10/03/23 17:30

Coordenadoria de Oliveira do IMA apoia evento de recolhimento itinerante de embalagens de agrotóxicos

Coordenadoria de Oliveira do IMA apoia evento de recolhimento itinerante de embalagens de agrotóxicos
Imagem: Divulgação/Apamig


A ação visa proteger o meio ambiente, a biodiversidade e a saúde pública

Em continuidade às ações de parceria firmadas pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), no recebimento itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos, a Coordenadoria Regional de Oliveira participará, na próxima segunda-feira (13/03), do evento Sistema Campo Limpo, no município.

A ação consiste na entrega voluntária, pelos produtores rurais, dos recipientes nos pontos de coleta programados, os quais são a Garagem Municipal, no distrito de Morro do Ferro, e na Cooperativa de Produtores Rurais (Coopercitrus), em Oliveira, das 08h às 16h. Não há necessidade da apresentação da nota fiscal de compra para a devolução.

Em relação ao Sistema Campo Limpo, ele é o nome do programa brasileiro de logística reversa de embalagens vazias e tríplice lavadas de defensivos agrícolas, no qual o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV) atua como núcleo de inteligência.

Segundo a fiscal assistente agropecuária e diretora de Comunicação do Sindafa-MG, Fernanda Gomes Silveira, o Brasil é referência na destinação ambientalmente correta desses recipientes, com uma média anual de 94% das embalagens plásticas primárias comercializadas, sendo 10 a 15% do total referente ao recebimento itinerante.

“Em função das distâncias que separam as propriedades rurais das unidades de recolhimento, e outras condições não ideais de operação, a melhor solução para os pequenos agricultores é entregar as embalagens esvaziadas nos locais pré-determinados, e nas datas previamente divulgadas”, explica a bióloga e técnica em agropecuária.

Vale destacar que esta ação visa proteger o meio ambiente, ao evitar o descarte irregular dos recipientes pelos produtores, o que pode ocasionar na degradação do solo e da água, o que culminaria na contaminação dos seres vivos presentes na região.

O evento, promovido pela prefeitura municipal, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Sama), conta com a parceria da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Associação de Preservação Ambiental de Minas Gerais (Apamig), Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Sindicato Rural de Oliveira, além do próprio IMA, Inpev e Coopercitrus. 

Decreto dos Agrotóxicos

Conforme disposto no Decreto Federal nº 4.074/2002, no art. 53, os usuários de agrotóxicos e afins deverão efetuar a devolução das embalagens vazias, e respectivas tampas, aos estabelecimentos comerciais em que foram adquiridos, observadas as instruções constantes dos rótulos e das bulas, no prazo de até um ano, contado da data de compra.

Saiba mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais no perfil @sindafamg!

Sindafa-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais

Voltar

Últimas notícias

ver mais
Sindafa-MG cobra resposta do IMA sobre ofício que trata a precariedade no trabalho terça-feira, 20/02/24 Sindafa-MG cobra resposta do IMA sobre ofício que trata a precariedade no trabalho Más condições da infraestrutura de trabalho foram relatadas e denunciadas pelos servidores do Instituto ...
Atenção novos fiscais concursados do IMA: conheçam o trabalho sindical realizado pelo Sindafa-MG e os benefícios da filiação sexta-feira, 09/02/24 Atenção novos fiscais concursados do IMA! Conheçam o trabalho sindical realizado pelo Sindafa-MG e os benefícios da filiação Amparado na ...
Sindafa-MG convoca sindicalizados para Assembleia Geral Ordinária quinta-feira, 08/02/24 Sindafa-MG convoca sindicalizados para Assembleia Geral Ordinária Reunião acontecerá no dia 21/02/24, às 17h30, pelo Google Meet O Sindicato dos Fiscais ...
Prestação de contas de 2023 é aprovada pelo Conselho Fiscal do Sindafa-MG segunda-feira, 05/02/24 Prestação de contas de 2023 é aprovada pelo Conselho Fiscal do Sindafa-MG Colegiado emitiu parecer favorável à aprovação do relatório apresentado pela Diretoria Executiva, por unanimidade ...
Converse com o Sindafa
Skip to content