Coordenadoria de Oliveira do IMA apoia evento de recolhimento itinerante de embalagens de agrotóxicos
A ação visa proteger o meio ambiente, a biodiversidade e a saúde pública
Em continuidade às ações de parceria firmadas pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), no recebimento itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos, a Coordenadoria Regional de Oliveira participará, na próxima segunda-feira (13/03), do evento Sistema Campo Limpo, no município.
A ação consiste na entrega voluntária, pelos produtores rurais, dos recipientes nos pontos de coleta programados, os quais são a Garagem Municipal, no distrito de Morro do Ferro, e na Cooperativa de Produtores Rurais (Coopercitrus), em Oliveira, das 08h às 16h. Não há necessidade da apresentação da nota fiscal de compra para a devolução.
Em relação ao Sistema Campo Limpo, ele é o nome do programa brasileiro de logística reversa de embalagens vazias e tríplice lavadas de defensivos agrícolas, no qual o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV) atua como núcleo de inteligência.
Segundo a fiscal assistente agropecuária e diretora de Comunicação do Sindafa-MG, Fernanda Gomes Silveira, o Brasil é referência na destinação ambientalmente correta desses recipientes, com uma média anual de 94% das embalagens plásticas primárias comercializadas, sendo 10 a 15% do total referente ao recebimento itinerante.
“Em função das distâncias que separam as propriedades rurais das unidades de recolhimento, e outras condições não ideais de operação, a melhor solução para os pequenos agricultores é entregar as embalagens esvaziadas nos locais pré-determinados, e nas datas previamente divulgadas”, explica a bióloga e técnica em agropecuária.
Vale destacar que esta ação visa proteger o meio ambiente, ao evitar o descarte irregular dos recipientes pelos produtores, o que pode ocasionar na degradação do solo e da água, o que culminaria na contaminação dos seres vivos presentes na região.
O evento, promovido pela prefeitura municipal, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Sama), conta com a parceria da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Associação de Preservação Ambiental de Minas Gerais (Apamig), Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Sindicato Rural de Oliveira, além do próprio IMA, Inpev e Coopercitrus.
Decreto dos Agrotóxicos
Conforme disposto no Decreto Federal nº 4.074/2002, no art. 53, os usuários de agrotóxicos e afins deverão efetuar a devolução das embalagens vazias, e respectivas tampas, aos estabelecimentos comerciais em que foram adquiridos, observadas as instruções constantes dos rótulos e das bulas, no prazo de até um ano, contado da data de compra.
Saiba mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais no perfil @sindafamg!
Sindafa-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais