5. Produtores de alimentos devem implementar Programas de Autocontrole
terça-feira, 02/08/22

Produtores de alimentos devem implementar Programas de Autocontrole

Os Programas de Autocontrole (PAC), implementados nas empresas produtoras de alimentos, surgiram com o objetivo de melhorar a gestão da qualidade e segurança alimentar dos produtos de origem animal. Para isso, esses alimentos são submetidos à inspeção sanitária e ao controle de processos, realizados pelos órgãos de fiscalização agropecuária, como o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), no âmbito do Estado de Minas Gerais.

Conforme a Portaria IMA nº 1.659/2016, os estabelecimentos produtores devem garantir a qualidade higiênico-sanitária e tecnológica dos seus produtos, através de um sistema de controle capaz de se antecipar à materialização dos perigos à saúde pública, e de outros atributos de qualidade.

Cabe destacar que esta qualidade vai além de satisfazer as necessidades e desejos do consumidor, já que a finalidade maior é fornecer alimentos seguros para o consumo, ou seja, que não causem danos à saúde, e que resultem em bem-estar.

Para isso, as ações de supervisão sanitária são estabelecidas e realizadas em toda a cadeia de produção alimentar, por meio da aplicação de modernos instrumentos de gerenciamento, denominados de macroprocesso.

Esse macroprocesso, do ponto de vista da inocuidade do produto, é composto de vários subprocessos, agrupados basicamente em quatro grandes categorias: matéria-prima; instalações e equipamentos; pessoal e metodologia de produção; bem como de todos eles, direta ou indiretamente envolvidos na qualidade higiênico-sanitária do produto final.

O Sindafa-MG realiza uma série de publicações sobre a segurança alimentar de produtos de origem animal. Nesta segunda postagem, o assunto abordado foi os Programas de Autocontrole (PAC) na indústria de alimentos. Sendo assim, o próximo post será sobre os elementos de inspeção sanitária.

Então, acompanhe-nos nesta série de informações! Até a próxima divulgação!

Saiba mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais @sindafamg!