Trabalho realizado por fiscais do IMA é fundamental para a segurança alimentar
Sindafa-MG destaca importância da defesa sanitária animal e vegetal para a saúde pública
O Sindicato dos Fiscais Agropecuários e Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais (Sindafa-MG) destaca a importância da sociedade consumir produtos alimentícios de qualidade para a saúde. O alerta acontece em virtude do Dia da Saúde e Nutrição, celebrado no país anualmente em 31 de março.
A data é uma oportunidade da população repensar hábitos alimentares para a prevenção de diversas doenças e que, inclusive, podem ser causadas por problemas de ordem sanitária, como, por exemplo, a Brucelose.
Cabe destacar que esta doença é transmitida ao ser humano após a ingestão de alimentos contaminados, como a carne mal passada ou crua; leite não pasteurizado; e produtos lácteos contaminados, como o iogurte, queijo e manteiga.
Por este motivo, é fundamental que a população consuma Produtos de Origem Animal (POA) e Vegetal (POV) de procedência, ou seja, que possuam o selo de inspeção sanitária.
No âmbito do Estado de Minas Gerais, essa procedência é atestada pelos fiscais do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). Para isso, fiscalizam constantemente o produtor e a indústria nos 853 municípios.
Vale lembrar que os produtos seguros para o consumo apresentam o selo do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), Estadual (SIE) ou o Federal (SIF). O que difere é a abrangência territorial em que podem ser comercializados.
Saiba mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais @sindafamg!
SINDAFA-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais.