SINDAFA-MG


  1. Início
  2. /
  3. Fiscais Agropecuários Estaduais
  4. /
  5. Sindafa-MG cobra retratação pública de deputado federal que ofendeu os fiscais agropecuários
sexta-feira, 01/07/22 14:00

Sindafa-MG cobra retratação pública de deputado federal que ofendeu os fiscais agropecuários

Sindafa-MG cobra retratação pública de deputado federal que ofendeu os fiscais agropecuários
Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados


O Sindicato dos Fiscais Agropecuários e Fiscais Assistentes Agropecuários (Sindafa-MG) notificou extrajudicialmente o deputado federal Alceu Moreira da Silva (MDB-RS), no intuito de exigir um pedido público de desculpas pelas declarações infelizes realizadas em Audiência Pública Extraordinária. O fato ocorreu no dia 31/05/2022, na Câmara dos Deputados, em Brasília/DF.

Em seu pronunciamento, ocorrido durante a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, ao reclamar do que entende ser um rigor excessivo na certificação de queijos artesanais, que é emitida por órgãos agropecuários, o parlamentar passou a injuriar os agentes públicos encarregados desta acreditação. Na ocasião, sugeriu, ainda, possível ocorrência de corrupção e propina para os servidores em questão.

Sobre a notificação emitida, o Sindafa-MG advertiu o legislador acerca da irregularidade da sua conduta, e, no momento, postula uma retratação pública, sob pena de adoção de providências disciplinares cabíveis.

Na oportunidade, salienta-se que compete ao deputado federal legislar e manter-se guardião das leis e dogmas constitucionais. Inclusive, a ele, é facultativo propor alterações em qualquer legislação existente. Em contraposição, ao agente público executor, no livre exercício da função, o dever é apenas cumprir a lei.

Assista a declaração do parlamentar em https://mla.bs/0c31c6a8.  

Audiência Pública Extraordinária

O tema originário da sessão, requerida pelo deputado Alceu e pelo deputado Zé Silva (Solidari-MG), é a instituição do Dia Nacional do Queijo Artesanal. Ambos são autores do projeto oriundo da Lei 13.860/2019, que definiu requisitos de sanidade e procedimentos para a fiscalização e rastreabilidade dos queijos artesanais.

A referida legislação que regulamentou a elaboração e a comercialização nacional foi publicada em 18 de julho, data sugerida e justificada para a comemoração da iguaria.

Leia mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais @sindafamg!

Sindafa-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais.

Voltar

Últimas notícias

ver mais
Dia do Educador Sanitário: profissional leva conhecimento à sociedade para manutenção da saúde pública terça-feira, 11/06/24 Dia do Educador Sanitário: profissional leva conhecimento à sociedade para manutenção da saúde pública Nesta terça-feira (11/06) é celebrado o Dia do Educador Sanitário. A data referencia o ...
Ipsemg lança calculadora para usuário estimar valor de contribuição do plano de saúde sexta-feira, 07/06/24 Ipsemg lança calculadora para usuário estimar valor de contribuição do plano de saúde Ferramenta tem em vista facilitar o entendimento da mudança de contribuição, porém, aguarda aprovação ...
Dia Mundial do Meio Ambiente: Sindafa-MG alerta a sociedade e o Poder Público sobre impactos negativos da ação do homem quarta-feira, 05/06/24 Dia Mundial do Meio Ambiente: Sindafa-MG alerta a sociedade e o Poder Público sobre impactos negativos da ação do homem Necessária reestruturação das carreiras públicas da agricultura e do meio ambiente, para fortalecimento do ...
Membros do Sindafa-MG apresentarão artigos científicos na 8ª CNDA sexta-feira, 31/05/24 Membros do Sindafa-MG apresentarão artigos científicos na 8ª CNDA Conferência Nacional de Defesa Agropecuária propõe debater iniciativas de desenvolvimento da agropecuária mineira e ...
Converse com o Sindafa
Pular para o conteúdo