Sindafa-MG reúne-se com Seplag e Seapa para redução do VT da Gedima
Servidores do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) aguardam, desde 2015, o cumprimento de acordos firmados com o governo de Minas.
Representantes da diretoria do Sindafa-MG e da Associação dos Servidores do Instituto Mineiro de Agropecuária (Assima) reuniram-se nessa quinta-feira (17/02), na Cidade Administrativa, com as secretárias de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto, Agricultura, Ana Valentini, e o diretor-geral do Instituto Mineiro de Agropecuária, Thales Fernandes.
A reunião tratou da retirada do fator de redução do valor do vencimento básico (VT) de 50%, a partir de janeiro de 2016, da fórmula da Gratificação de Escolaridade, Desempenho e Produtividade Individual e Institucional dos Servidores do IMA (Gedima), por meio da publicação imediata do decreto correspondente.
A comissão também reivindicou o cumprimento do acordo do novo plano de carreiras do IMA, aprovado desde 2018, pelo governo anterior. Na oportunidade, ainda solicitou a recomposição da inflação, referente às perdas salariais dos servidores da carreira agropecuária.
O governo de Minas reconheceu o mérito das reivindicações apresentadas durante a reunião. Entretanto, a Seplag alegou que o Estado ainda se encontra no limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), não sendo permitido o aumento de despesas com pessoal. Além do mais, atrelou o reajuste geral da inflação à aprovação do Projeto de Lei 1202/2019, que trata da adesão de Minas Gerais ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF), pela Assembleia Legislativa (ALMG).
Em relação à decisão judicial favorável, que determinou ao Estado extinguir o VT da Gedama, do Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema), gratificação esta equivalente à Gedima, as autoridades governamentais afirmaram que ainda há um recurso de revisão na justiça, mas que o cumprimento da decisão judicial é obrigatório.
Diante dessas justificativas, os assessores jurídicos do Sindafa e da Assima estão analisando as questões legais envolvidas neste pleito, e a Diretoria do Sindafa-MG realizará, nesta sexta-feira (18/02), às 18h, reunião on-line com os filiados, para discutir a situação e as melhores estratégias a serem tomadas.
Participaram da reunião a presidente e vice-presidente do Sindafa-MG, Priscila Presotti e Moisa Lasmar, respectivamente; o presidente e a diretora Social da Assima, Marco Vale e Miriam Alvarenga; a subsecretária de Gestão de Pessoas, Kênnya Duarte, bem como a assessora-chefe de Relações Sindicais da Seplag, Helga Almeida.
Gedima
A Gedima é uma gratificação remuneratória, concedida mensalmente aos servidores do IMA, calculada com base na escolaridade, no tempo de serviço e nas avaliações de desempenho individual e institucional.
Desde 2012 a gratificação é base de cálculo para aposentadoria, e o cumprimento do acordo representaria um ganho real em relação ao vencimento básico das carreiras.
Além da correção da injustiça cometida pelo governo ao se dispensar tratamento diferenciado a servidores que detém atribuições, carreiras e remunerações semelhantes.
As Diretorias do Sindafa-MG e da Assima contam com o apoio e a união de todos os servidores do IMA, especialmente neste momento, e informam que seguirão mobilizadas em busca da valorização profissional que a classe tanto merece.
Saiba mais:
sindafamg.com.br/2022/02/15/filiados-aprovam-retomada-da-greve-na-assembleia-geral/
sindafamg.com.br/2022/02/01/sindafa-mg-estuda-retomar-greve/
Leia mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais @sindafamg!
SINDAFA-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais.