SINDAFA-MG


  1. Início
  2. /
  3. Carreira de Fiscal Agropecuário Estadual
  4. /
  5. Sindafa-MG reúne-se com Seplag e Seapa para redução do VT da Gedima
sexta-feira, 18/02/22 14:09

Sindafa-MG reúne-se com Seplag e Seapa para redução do VT da Gedima

Sindafa-MG se reúne com Seplag e Seapa para redução do VT da Gedima
Foto: Divulgação/Sindafa-MG


Servidores do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) aguardam, desde 2015, o cumprimento de acordos firmados com o governo de Minas.

Representantes da diretoria do Sindafa-MG e da Associação dos Servidores do Instituto Mineiro de Agropecuária (Assima) reuniram-se nessa quinta-feira (17/02), na Cidade Administrativa, com as secretárias de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto, Agricultura, Ana Valentini, e o diretor-geral do Instituto Mineiro de Agropecuária, Thales Fernandes.

A reunião tratou da retirada do fator de redução do valor do vencimento básico (VT) de 50%, a partir de janeiro de 2016, da fórmula da Gratificação de Escolaridade, Desempenho e Produtividade Individual e Institucional dos Servidores do IMA (Gedima), por meio da publicação imediata do decreto correspondente.

A comissão também reivindicou o cumprimento do acordo do novo plano de carreiras do IMA, aprovado desde 2018, pelo governo anterior. Na oportunidade, ainda solicitou a recomposição da inflação, referente às perdas salariais dos servidores da carreira agropecuária.

O governo de Minas reconheceu o mérito das reivindicações apresentadas durante a reunião. Entretanto, a Seplag alegou que o Estado ainda se encontra no limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), não sendo permitido o aumento de despesas com pessoal. Além do mais, atrelou o reajuste geral da inflação à aprovação do Projeto de Lei 1202/2019, que trata da adesão de Minas Gerais ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF), pela Assembleia Legislativa (ALMG).

Em relação à decisão judicial favorável, que determinou ao Estado extinguir o VT da Gedama, do Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema), gratificação esta equivalente à Gedima, as autoridades governamentais afirmaram que ainda há um recurso de revisão na justiça, mas que o cumprimento da decisão judicial é obrigatório.

Diante dessas justificativas, os assessores jurídicos do Sindafa e da Assima estão analisando as questões legais envolvidas neste pleito, e a Diretoria do Sindafa-MG realizará, nesta sexta-feira (18/02), às 18h, reunião on-line com os filiados, para discutir a situação e as melhores estratégias a serem tomadas.

Participaram da reunião a presidente e vice-presidente do Sindafa-MG, Priscila Presotti e Moisa Lasmar, respectivamente; o presidente e a diretora Social da Assima, Marco Vale e Miriam Alvarenga; a subsecretária de Gestão de Pessoas, Kênnya Duarte, bem como a assessora-chefe de Relações Sindicais da Seplag, Helga Almeida.

Gedima

A Gedima é uma gratificação remuneratória, concedida mensalmente aos servidores do IMA, calculada com base na escolaridade, no tempo de serviço e nas avaliações de desempenho individual e institucional.

Desde 2012 a gratificação é base de cálculo para aposentadoria, e o cumprimento do acordo representaria um ganho real em relação ao vencimento básico das carreiras.

Além da correção da injustiça cometida pelo governo ao se dispensar tratamento diferenciado a servidores que detém atribuições, carreiras e remunerações semelhantes.

As Diretorias do Sindafa-MG e da Assima contam com o apoio e a união de todos os servidores do IMA, especialmente neste momento, e informam que seguirão mobilizadas em busca da valorização profissional que a classe tanto merece.

Saiba mais:

sindafamg.com.br/2022/02/15/filiados-aprovam-retomada-da-greve-na-assembleia-geral/

sindafamg.com.br/2022/02/01/sindafa-mg-estuda-retomar-greve/

Leia mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais @sindafamg!

SINDAFA-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais.

Voltar

Últimas notícias

ver mais
Fiscais do escritório do IMA de Bambuí recebem visita do deputado Lucas Lasmar quarta-feira, 24/04/24 Fiscais do escritório do IMA de Bambuí recebem visita do deputado Lucas Lasmar No encontro, parlamentar reforçou o compromisso em valorizar os servidores públicos do Estado de ...
Dia de Tiradentes relembra luta histórica pela liberdade de um povo domingo, 21/04/24 Dia de Tiradentes relembra luta histórica pela liberdade de um povo Hoje, 21 de abril, é dia de honrar a memória do herói da Inconfidência ...
Trabalho realizado por fiscais do IMA é fundamental para a segurança alimentar quarta-feira, 17/04/24 Trabalho realizado por fiscais do IMA é fundamental para a segurança alimentar Sindafa-MG destaca importância da defesa sanitária animal e vegetal para a saúde pública O ...
Presidente do Sindafa-MG ministra palestra para novos servidores do IMA segunda-feira, 08/04/24 Presidente do Sindafa-MG ministra palestra para novos servidores do IMA Objetivo do bate-papo foi apresentar institucionalmente o sindicato aos recentes fiscais nomeados Durante evento ...
Converse com o Sindafa
Skip to content