SINDAFA-MG


  1. Início
  2. /
  3. Sindafa-MG
  4. /
  5. Filiados aprovam retomada da greve na Assembleia Geral
terça-feira, 15/02/22 17:50

Filiados aprovam retomada da greve na Assembleia Geral

Filiados aprovam retomada da greve na Assembleia Geral
Foto: Filipe Diniz/Publi Conteúdo


Na primeira Assembleia Geral de 2022, ocorrida na última sexta-feira, 11/02, em Contagem/MG, cerca de 60 membros filiados ao Sindicato dos Fiscais Agropecuários e Fiscais Assistentes Agropecuários (Sindafa-MG) deliberaram, principalmente, sobre a possível retomada da greve, caso os acordos firmados pelo Governo de Minas não sejam honrados com a categoria.

Dessa forma, na próxima quinta-feira, 17/02, haverá uma reunião na Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag). A pauta da reunião é a retirada, desde janeiro de 2016, do fator de redução do valor do vencimento básico (VT) de 50%, da fórmula da Gratificação de Escolaridade, Desempenho e Produtividade Individual e Institucional dos Servidores do IMA (Gedima), por meio da publicação imediata do decreto correspondente.

Em caso negativo ao atendimento do pleito, não restará outra alternativa ao Sindafa-MG, a não ser a retomada da greve que foi paralisada em 2020, em decorrência da pandemia do coronavírus, cujo acordo já está firmado com o governo do Estado desde 2015, sem cumprimento até o momento.

Assembleia Ordinária

Ao iniciar a primeira ordem do dia, ao longo da Assembleia Ordinária, a Diretoria Executiva apresentou a prestação de contas do exercício 2021, bem como o planejamento de atividades para o ano de 2022. Na ocasião, foi esclarecido aos filiados os investimentos e despesas realizadas pelo sindicato.

Em contrapartida, alguns servidores manifestaram-se positivamente e, inclusive, sugeriram propostas de melhorias contínuas para mobilização e comunicação interna da classe. Essas contribuições são fundamentais para o aprimoramento das ações e processos existentes.

Das sugestões levantadas e acatadas, a Diretoria enfatizará, por meio do assessor de comunicação da instituição, Filipe Diniz, a divulgação das ações de rotina, principalmente dos encontros realizados pelo assessor parlamentar, Alair Vartam, que têm o objetivo de estreitar ainda mais a relação junto aos parlamentares mineiros.

Além da atividade de publicação recorrente nas mídias digitais, o sindicato também se fará fisicamente presente no Estado de Minas Gerais, por meio de representantes instalados nas coordenadorias regionais do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).

Outra medida promocional a ser tomada será a confecção de cartilhas informativas, a serem distribuídas entre os sindicalizados, as quais abordarão os mais diversos assuntos de interesse coletivo da categoria.

Assembleia Extraordinária

No segundo momento do dia, durante a Assembleia Extraordinária, a Diretoria Executiva do Sindafa-MG também relatou aos filiados que é de conhecimento da Diretoria Geral do IMA, e dos gabinetes da Secretaria de Agricultura (Seapa) e da Seplag, que o Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema) teve um acordo aprovado pelo Poder Judiciário para a redução, até a extinção, do VT da gratificação do Gedama, que é equivalente ao Gedima.

No entender do sindicato, quando o governo de Minas publicou este decreto do VT do Gedama, em 2015, o Instituto Mineiro de Agropecuária também deveria ter sido incluído, sob a razão de que a carreira de fiscalização e a gratificação são semelhantes para os dois órgãos públicos. Com esta atitude, os servidores do Instituto ficaram sem o benefício e, ainda, sem a inserção deste valor no cálculo base para a aposentadoria.

Esclarece-se que a extinção do VT da Gedima representa um reajuste real de 30% em relação ao vencimento básico inicial das carreiras de Fiscal Agropecuário (nível superior) e Fiscal Assistente Agropecuário (nível médio/técnico).

A falta de isonomia de tratamento do governo entre o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) também foi mencionada durante a reunião, vista como um desrespeito com a classe.

Leia mais: sindafamg.com.br/2022/02/01/sindafa-mg-estuda-retomar-greve

Leia mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais @sindafamg!

SINDAFA-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais.

Voltar

Últimas notícias

ver mais
Fiscais do escritório do IMA de Bambuí recebem visita do deputado Lucas Lasmar quarta-feira, 24/04/24 Fiscais do escritório do IMA de Bambuí recebem visita do deputado Lucas Lasmar No encontro, parlamentar reforçou o compromisso em valorizar os servidores públicos do Estado de ...
Dia de Tiradentes relembra luta histórica pela liberdade de um povo domingo, 21/04/24 Dia de Tiradentes relembra luta histórica pela liberdade de um povo Hoje, 21 de abril, é dia de honrar a memória do herói da Inconfidência ...
Trabalho realizado por fiscais do IMA é fundamental para a segurança alimentar quarta-feira, 17/04/24 Trabalho realizado por fiscais do IMA é fundamental para a segurança alimentar Sindafa-MG destaca importância da defesa sanitária animal e vegetal para a saúde pública O ...
Presidente do Sindafa-MG ministra palestra para novos servidores do IMA segunda-feira, 08/04/24 Presidente do Sindafa-MG ministra palestra para novos servidores do IMA Objetivo do bate-papo foi apresentar institucionalmente o sindicato aos recentes fiscais nomeados Durante evento ...
Converse com o Sindafa
Skip to content