Sindafa-MG confirma fiscais da carreira agropecuária como grupo prioritário para vacinação à Covid-19
Sindicato dos Fiscais Agropecuários e Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais (Sindafa-MG) confirma junto à Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES), os médicos-veterinários e seus respectivos técnicos auxiliares, bem como os biólogos e farmacêuticos, como integrantes do grupo “Trabalhadores da Saúde”, o qual é prioritário para a vacinação contra a Covid-19. Esses profissionais foram elencados no Plano Nacional de Operacionalização, do Ministério da Saúde (MS).
Trabalhadores dos serviços de saúde, conforme descrito no anexo 1 do Plano Nacional, são todos aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde. No entanto, para se vacinarem, esta população-alvo necessita confirmar a vinculação profissional ativa com o serviço de saúde.
E pelo fato dos grupos prioritários estarem elegíveis exclusivamente neste momento na Campanha Nacional, a recomendação da Secretaria de Saúde é a de que, apenas os profissionais do sindicato que se enquadram diretamente na categoria “Trabalhadores da Saúde”, é que devem buscar a Secretaria Municipal de Saúde do município de residência, para obterem mais orientações sobre o processo da imunização, como, por exemplo, a oferta disponível de doses.
Vale destacar que, para que esses trabalhadores possam ser vacinados, devem apresentar a declaração de vinculação trabalhista atualizada, a qual poderá ser solicitada à respectiva chefia imediata de lotação no Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).
Esclarece-se que esta deliberação foi motivada pelo Sindafa-MG, que enviou ofício ao Diretor-Geral do Instituto Mineiro de Agropecuária, Thales Fernandes, no dia 30/04, solicitando interveniência do órgão junto à Secretaria de Estado de Saúde (SES), para reconhecimento desta vacinação prioritária.
Na ocasião, o sindicato primeiramente cobrou a vacinação dos médicos-veterinários (fiscais agropecuários) e dos seus auxiliares (fiscais assistentes agropecuários) que atuam na inspeção permanente nos frigoríficos, e que até o momento não foram vacinados. Na sequência, requereu a inclusão de todos os fiscais e, por fim, a inclusão de todos os servidores do IMA ao grupo prioritário. As últimas solicitações foram negadas pela SES-MG.
Contudo, o Sindicato dos Fiscais Agropecuários e Fiscais Assistentes esclarece que continua na luta, e aguarda novas respostas das autoridades públicas de saúde, para que todo o quadro de pessoal do Instituto Mineiro de Agropecuária possa ser vacinado.
Sindafa-MG representa sindicalmente os fiscais da carreira agropecuária
O Sindicato dos Fiscais Agropecuários e Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais é a entidade que representa os fiscais da carreira agropecuária do Instituto Mineiro de Agropecuária, ativos e inativos.
O objetivo de atuação da instituição é valorizar e defender os interesses e direitos individuais e coletivos dos fiscais, bem como coordenar e representar, no âmbito econômico-financeiro, toda a classe, em qualquer nível dos Poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário; e em todas as esferas públicas: Municipal, Estadual e Federal.
Veja o histórico:
Documento de resposta da SES-MG sobre a solicitação de vacinação realizada pelo Sindafa-MG.
Sindafa-MG solicita inclusão de servidores do IMA ao grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19.
Saiba mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais @sindafamg!