Sindafa-MG parabeniza agentes fiscais por 20 anos de posse no IMA
Fiscais agropecuários e fiscais assistentes agropecuários completam, em 2025, duas décadas do concurso público que fortaleceu a fiscalização agropecuária em Minas Gerais
O Sindicato dos Fiscais Agropecuários e Fiscais Assistentes Agropecuários do Estado de Minas Gerais (Sindafa-MG) celebra, em julho deste ano, 20 anos do início da posse dos servidores nomeados no concurso público do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) de 2005.
Este certame histórico, cuja validade se estendeu até 2009, foi um marco para a fiscalização agropecuária no estado, em especial para os dedicados profissionais das carreiras de Fiscal Agropecuário e Fiscal Assistente Agropecuário.
Contudo, a base para a criação dessas classes profissionais e o fortalecimento da defesa agropecuária mineira foi lançada em 2004. A Lei n.º 15.303, de 10 de agosto, foi a legislação que instituiu as carreiras de fiscais do IMA, ocasião em que criou um arcabouço legal para a atuação desses trabalhadores.
Vale explicar que a partir dessa lei é que se originou o concurso público de 2005 em diante, que trouxe novos talentos e reforçou o quadro de servidores do Instituto.
Luta por representatividade
A crescente importância e as especificidades da atuação dos fiscais do grupo de atividades de agricultura e pecuária do Poder Executivo Estadual motivaram a união da categoria.
Em 2007, um grupo visionário de profissionais do IMA deu um passo fundamental ao criar a Associação dos Fiscais Agropecuários de Minas Gerais (AFA-MG). O propósito era proporcionar uma entidade de classe robusta aos fiscais, capaz de representá-los de forma efetiva junto ao governo de Minas Gerais, aos demais poderes públicos e à sociedade civil.
A presidente do Sindafa-MG, Moísa Medeiros Lasmar, destaca a evolução da representação da categoria:
“A evolução dessa representatividade se consolidou em 2015, quando a AFA foi transformada em sindicato. Desde então, o Sindafa-MG se firmou como a única entidade de classe dos fiscais da carreira agropecuária, dedicando-se incansavelmente à representação jurídica e administrativa, além de assegurar direitos e a defesa dos interesses dos filiados”, esclarece a dirigente.
Reconhecimento e futuro
Nestas duas décadas tão significativas, o Sindafa-MG reitera o reconhecimento e gratidão a todos os fiscais que iniciaram a jornada no IMA em 2005. A dedicação e o profissionalismo desses servidores públicos têm sido essenciais para a sanidade e qualidade dos produtos agropecuários de Minas Gerais, contribuindo diretamente para a segurança alimentar e o desenvolvimento econômico do estado.
Sendo assim, o sindicato reafirma o compromisso de trabalhar diuturnamente em prol da valorização, reconhecimento e aprimoramento contínuo das carreiras de fiscais agropecuários de Minas Gerais.
Saiba mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais @sindafamg!
SINDAFA-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais.