Sindafa-MG reforça pautas importantes em nova reunião com o secretário de Agricultura de MG

Thales Fernandes recebeu diretores do sindicato e reforçou o compromisso com a valorização dos fiscais do IMA
A busca pela valorização profissional dos fiscais agropecuários e fiscais assistentes agropecuários do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) ganhou um novo capítulo no dia 26 de agosto, na Cidade Administrativa de Minas Gerais, em Belo Horizonte.
O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes, recebeu no Gabinete representantes da Diretoria-Executiva do Sindicato dos Fiscais Agropecuários e Fiscais Assistentes Agropecuários (Sindafa-MG). O encontro, que fortaleceu o diálogo entre as entidades, teve como pauta as demandas já apresentadas pelo sindicato à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG).
A equipe do sindicato reforçou as reivindicações da categoria, destacando a importância de avançar nas negociações para garantir remuneração digna e melhores condições de trabalho para os profissionais do IMA, essenciais para a sanidade e segurança do agronegócio mineiro.
A reunião contou com a presença da presidente do Sindafa-MG, Moísa Medeiros Lasmar, da diretora de Comunicação, Fernanda Gomes Silveira, e do diretor de Política Profissional, Flávio Alves Santos.
Negociações em andamento
Durante o encontro, os diretores do Sindafa-MG reforçaram ao secretário a urgência das pautas que já estão em tratativas com o governo estadual. Entre as principais demandas apresentadas, destacam-se:
- Melhores salários e condições de trabalho: O conjunto de reivindicações inclui melhoria salarial e a revisão do plano de carreira.
- Reajuste de gratificação: A busca pelo reajuste da Gratificação de Fiscalização Agropecuária (Gafisa).
- Pagamento de horas extras: A negociação para a regulamentação e o pagamento das horas excedentes à jornada de trabalho.
- Melhoria do auxílio-alimentação: A reivindicação para que a Ajuda de Custo seja reajustada para um valor que reflita o incremento de metas e sobretudo o aumento da arrecadação do órgão.
- Adicional de insalubridade e periculosidade: A implementação de adicionais para os fiscais que estão expostos a riscos nas atividades diárias.
- Avanço na progressão e promoção: A necessidade de uma nova lei de progressão de carreira que garanta a evolução profissional de todos os servidores.
Como resposta, o secretário Thales Fernandes, que também é funcionário de carreira do IMA, assegurou que as reivindicações já estão em tratativas avançadas, sendo consideradas prioridade junto ao governo de Minas Gerais.
Este foi o segundo encontro em menos de três meses, com o anterior ocorrido em 16 de junho de 2025. Esse diálogo contínuo reflete o compromisso mútuo entre Sindafa e Seapa em encontrar soluções concretas para os agentes do IMA.
Para a presidente do Sindafa-MG, Moísa Lasmar, a reunião reforça a postura do sindicato: “O Sindafa-MG seguirá atuante e vigilante, utilizando todos os meios possíveis, para que as promessas de valorização se tornem realidade e o trabalho dos fiscais do IMA seja devidamente reconhecido”.
Para saber mais detalhes sobre a última reunião com o secretário, acesse a matéria completa em sindafamg.com.br/2025/06/13/sindafa-mg-reune-se-com-secretario-de-agricultura-para-reivindicar-valorizacao-de-fiscais-do-ima.
Saiba mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais @sindafamg!
SINDAFA-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais.