SINDAFA-MG


  1. Início
  2. /
  3. Datas
  4. /
  5. Dia do Educador Ambiental: fiscais agropecuários atuam com projetos educativos voltados à defesa sanitária
terça-feira, 15/10/24 09:00

Dia do Educador Ambiental: fiscais agropecuários atuam com projetos educativos voltados à defesa sanitária

Dia do Educador Ambiental: fiscais agropecuários atuam com projetos educativos voltados à defesa sanitária
Foto: Acervo/Sindafa-MG
Por Filipe Diniz

Enaltecer o trabalho dos profissionais que transmitem conhecimento sobre a importância da convivência respeitosa e agradável entre os seres humanos e o meio ambiente. Esse é o objetivo do Dia do Educador Ambiental, celebrado neste 15 de outubro.

Em conjunto com o Dia do Professor e o Dia do Consumo Consciente, ambas as datas, também comemoradas nesta terça-feira, visam conscientizar a sociedade sobre os desafios socioambientais a serem enfrentados, como o desequilíbrio de ecossistemas.

Neste sentido, o educador ambiental prepara estudantes para compreender, preservar e valorizar a natureza, em vista de garantir um presente e um futuro sustentáveis para as próximas gerações.

Os ensinamentos perpassam pela adoção de medidas que minimizem os problemas ambientais causados pelos padrões de consumo humano, além de aumentar a proteção dos recursos naturais que sustentam a vida.

Fiscais agropecuários

Neste sentido, os fiscais do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) fomentam projetos educativos inerentes à saúde única (união das saúdes humana, animal e ambiental), para divulgar informações sobre defesa sanitária animal e vegetal em todo o estado.

Um desses programas é o Sanitaristas Mirins, desenvolvido junto aos alunos do ensino fundamental. Por meio dele são repassadas orientações aos estudantes sobre a importância da educação sanitária para a segurança alimentar dos consumidores.

Outros projetos educacionais de destaque realizados pelo IMA são:

  • “O legal merece um brinde – cachaça”;
  • “É legal, então é seguro – ovos, mel e produtos apícolas”;
  • Programa de Apoio à Saúde Agropecuária – Pasa;
  • Programa de Vigilância para a Febre Aftosa; e
  • diversas palestras sobre defesa sanitária.

Por fim, o Sindafa-MG parabeniza os educadores ambientais sanitaristas por serem ferramentas de inclusão e promoção dos setores agropecuários, ao formarem seres multiplicadores conscientes da essencial função de se preservar a biodiversidade.

Saiba mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais @‌sindafamg!

SINDAFA-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais.

Voltar

Últimas notícias

ver mais
Minas Gerais ganha Centro de Referência da Cachaça para impulsionar inovação no setor quarta-feira, 02/04/25 Minas Gerais ganha Centro de Referência da Cachaça para impulsionar inovação no setor Fiscais do IMA são parceiros do polo de desenvolvimento, e contribuirão com as questões ...
Dia da Saúde e da Nutrição reforça a importância da fiscalização agropecuária segunda-feira, 31/03/25 Dia da Saúde e da Nutrição reforça a importância da fiscalização agropecuária Fiscais do IMA possuem como premissa garantir a segurança dos alimentos de origem animal ...
sexta-feira, 28/03/25 Sindafa-MG celebra a chegada de André Duch à Direção-Técnica do IMA Nomeação é recebida com otimismo pela categoria, pela vasta experiência que o fiscal possui, ...
Concurso “De Olho no Queijo”: último dia de inscrição é nesta quinta-feira quinta-feira, 13/03/25 Concurso “De Olho no Queijo”: último dia de inscrição é nesta quinta-feira Campanha pretende retratar o universo queijeiro das regiões produtoras mineiras demarcadas do Queijo Minas ...
Converse com o Sindafa
Pular para o conteúdo