Dia Mundial dos Animais: práticas sustentáveis de produção contribuem para a saúde dos rebanhos e segurança dos alimentos
O Dia Mundial dos Animais é celebrado nesta sexta-feira, 4 de outubro. A data faz um alerta para a necessidade dos seres humanos respeitarem e preservarem todas as espécies, assim como o meio ambiente.
Cabe ressaltar que a existência de diversos animais é essencial para o equilíbrio ecológico das cadeias alimentares. Principalmente os de produção, destinados à alimentação humana.
Por esse motivo, os fiscais do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) orientam, inspecionam e fiscalizam os produtos de origem animal, quanto ao cumprimento das normas sanitárias. Elas devem ser obrigatoriamente observadas pelos produtores rurais e agroindústrias na atividade agropecuária.
Outra importante atuação dos fiscais sanitaristas é no controle do trânsito das espécies, para resguardar a saúde pública de possível disseminação de zoonoses, as quais são doenças transmitidas dos animais aos humanos, e vice-versa.
Por meio dessas ações de defesa animal garante-se a qualidade sanitária dos rebanhos e a segurança dos alimentos em Minas Gerais.
Sendo assim, o Sindafa-MG incentiva os pecuaristas a implementarem sistemas sustentáveis de produção, que beneficiam a sanidade animal e a saúde dos consumidores. Desse modo, a fauna estará preservada para as presentes e futuras gerações.
Saiba mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais @sindafamg!
SINDAFA-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais.