202 anos marcam a Independência do Brasil de Portugal
A fundação do Brasil, como nação independente do Reino de Portugal, foi proclamada pelo príncipe regente, Dom Pedro I, no dia 7 de setembro de 1822, às margens do rio Ipiranga, em São Paulo/SP.
Vale destacar que este momento de bravura ocorreu durante uma viagem de Dom Pedro I a Campinas, ocasião em que iria encontrar com agricultores, com o intuito de visitar fazendas de café da região.
Desde o período pós-colonial, o café ganhou protagonismo econômico, ao ser plantado em larga escala. Já a cana-de-açúcar foi a primeira riqueza agrícola, sendo a base da economia colonial.
Na área da educação e cultura, o processo de libertação também trouxe avanços, principalmente com a construção de universidades e bibliotecas. O livre comércio e a instalação de fábricas foram outras medidas progressistas adotadas após o episódio do Grito do Ipiranga.
Sendo assim, que este 7 de setembro seja uma grande oportunidade de reflexão sobre os reais conceitos de “independência” e “fim da submissão política” abordados pela importante data.
Em referência ao verso “brava gente brasileira”, da letra do hino da Independência do Brasil, o Sindafa-MG se motiva para lutar diuturnamente pela tão merecida valorização e reconhecimento profissional dos fiscais do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), assim como de toda a sociedade.
Diretoria-Executiva
Sindafa-MG