Dia Nacional do Biólogo: profissional é essencial para o futuro do planeta
Este 3 de setembro, terça-feira, é momento de celebrar o Dia Nacional do Biólogo, profissional responsável por proteger a biodiversidade, preservar o meio ambiente e promover a saúde.
Com a ocupação regulamentada há 45 anos, após a sanção da Lei n.º 6.684, em 1979, o biólogo passou a atuar em diversas áreas, como as de biotecnologia e produção industrial; educação; meio ambiente e biodiversidade; e saúde.
No setor de vigilância sanitária, o cientista biológico também exerce o papel de fiscal agropecuário. No Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), órgão de defesa da saúde pública, ele atua nos laboratórios de química, com a realização de análises clínicas, para dar suporte às ações de fiscalização, certificação e inspeção sanitária.
Outra função exercida pelos fiscais biólogos é a de educador sanitário das futuras gerações. Eles orientam a população sobre os cuidados e os hábitos higiênicos necessários, com o corpo e o ambiente, para evitar a proliferação de doenças.
Dessa forma, os profissionais formados em Ciências Biológicas atuam diretamente na proteção da saúde da sociedade, ao prevenirem e controlarem epidemias e enfermidades, principalmente as infectocontagiosas.
Sendo assim, a Diretoria-Executiva do Sindafa-MG reconhece e valoriza os biólogos por contribuírem com o avanço científico e com a promoção da sustentabilidade no país.
Parabéns pelo Dia, biólogos! 🌍💚
Saiba mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais @sindafamg!
SINDAFA-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais.