Dia Nacional do Químico: profissional contribui para o desenvolvimento sustentável do agronegócio no Brasil
Nesta terça-feira (18/06) é celebrado o Dia Nacional do Químico. No setor de fiscalização agropecuária, esse profissional presta suporte técnico às ações de defesa sanitária animal e vegetal, inspeção e certificação de produtos.
O fiscal agropecuário, com formação em química, é responsável pelas análises laboratoriais físico-químicas de produtos de origem animal; e vegetal, de solos agrícolas, resíduos de pesticidas em hortifrutícolas, e de subprodutos destinados à alimentação humana, inclusive, da cachaça e aguardente de cana-de-açúcar.
Neste intuito, o químico auxilia no desenvolvimento sustentável, segurança e competitividade dos insumos gerados pela agricultura e pecuária, colaborando, assim, para o crescimento saudável das culturas (plantas) e melhora do vigor das pastagens.
Em Minas Gerais, o fiscal químico estadual ainda emite pareceres técnicos, atualiza normas, registra produtos alimentícios, audita laboratórios credenciados, além de outras atividades.
Sendo assim, o Sidafa-MG parabeniza os técnicos e os graduados em química pela data comemorativa, especialmente os filiados ao sindicato, por sempre estarem em busca de melhorias e de inovações tecnológicas, que contribuam para o avanço da produção agropecuária mineira.
Saiba mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais @sindafamg!
SINDAFA-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais.