Dia Mundial do Meio Ambiente: Sindafa-MG alerta a sociedade e o Poder Público sobre impactos negativos da ação do homem
Necessária reestruturação das carreiras públicas da agricultura e do meio ambiente, para fortalecimento do setor, também é objeto de sobreaviso às autoridades políticas
O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado anualmente, em 5 de junho. A data tem o objetivo de transmitir à sociedade e aos governantes a grande preocupação com a degradação da natureza, transformação negativa realizada por meio da ação humana.
Entre os vários problemas ambientais causados, principalmente decorrentes das indústrias, é possível citar a extinção de espécies, diminuição dos mananciais e aumento de poluição atmosférica/hídrica, que acarretam na erosão do solo, destruição de habitats e mudanças climáticas, como pode ser percebido recentemente no Rio Grande do Sul.
Dessa forma, é necessário alertar povos e nações sobre os perigos de não cuidarem do mundo, além da necessidade de promover atividades constantes de proteção e preservação do meio ambiente. Essas medidas, inclusive, são recomendações da Organização das Nações Unidas (ONU), para melhorar a qualidade de vida da população mundial, sem comprometer os recursos ambientais das gerações futuras.
Paralisação no Dia do Meio Ambiente
Nesta quarta-feira (05/06), Dia Mundial do Meio Ambiente, os servidores públicos do
sistema nacional do meio ambiente estarão mobilizados em todo o Brasil para protestarem contra reivindicações da categoria não atendidas pelas autoridades federais.
Segundo informações da Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente (Ascema), além da paralisação das atividades, os servidores federais de meio ambiente também irão fechar parques para visitação, entregarão cargos de chefia e de confiança, e realizarão atos em Brasília e no Rio de Janeiro.
O Sindafa-MG é solidário a essa mobilização dos agentes federais, pois também enfrenta, a nível estadual, as mesmas dificuldades de reconhecimento e valorização das carreiras de fiscais agropecuários, pelo governo do Estado de Minas Gerais.
Evasão de servidores, perda de poder de compra e baixos salários também são vivenciados pelos agentes mineiros. Portanto, toda a classe trabalhista precisa ser reconhecida pelo Poder Público, por exercer papel fundamental para o fortalecimento da gestão ambiental e agropecuária internacionalmente.
Saiba mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais @sindafamg!
SINDAFA-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais.