Dia Mundial da Medicina-Veterinária: profissão zela pela saúde e bem-estar dos animais
No último sábado do mês de abril, organizações de médicos-veterinários do mundo inteiro celebram o Dia Mundial da Medicina-Veterinária. Em 2024, a comemoração ocorre hoje (27/04).
Com o intuito de promover a medicina-veterinária globalmente, a Associação Mundial de Veterinária (World Veterinary Association – WVA), desde o ano 2000, celebra a data entre os profissionais da área, estudantes e a sociedade internacional.
A ação comemorativa ainda tem o objetivo de prestigiar a profissão e os profissionais que trabalham diariamente para cuidar da saúde dos animais, dos seres humanos e do meio ambiente (conceito Saúde Única ou One Health concept, em inglês).
Um dos ramos de atuação do médico-veterinário, o qual é de extrema importância para a sociedade, é a vigilância sanitária. Por meio dela é verificado se os alimentos e outros produtos de origem animal estão aptos ao consumo humano.
Ao atuar nesse setor, o veterinário inspeciona e atesta a qualidade desses produtos, que são produzidos em frigoríficos, granjas e agroindústrias. Dessa forma, a saúde da população contra doenças é protegida.
Em Minas Gerais, o desempenho desse relevante papel cabe aos médicos-veterinários, que são fiscais agropecuários do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), órgão de vigilância e defesa sanitária animal e vegetal.
Sendo assim, a Diretoria-Executiva do Sindafa-MG, entidade sindical que representa os fiscais do IMA, parabeniza e deseja aos profissionais da área um Feliz Dia da Medicina-Veterinária Mundial!
Saiba mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais @sindafamg!
SINDAFA-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais.