Ovo de Páscoa: fiscais agropecuários de MG asseguram a qualidade do leite utilizado na fabricação do alimento
Você sabia que o leite utilizado na produção de ovos de chocolate é inspecionado pelos fiscais do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA)?
No próximo domingo (31/03) é comemorada a Páscoa Cristã, que representa a ressurreição de Jesus Cristo, ocorrida no terceiro dia após a crucificação no calvário (Sexta-Feira da Paixão).
Nesta data santa, a qual recorda o sofrimento e a morte de Jesus, a tradição dos Ovos de Páscoa simboliza exatamente o renascimento e a renovação, sendo um presente especial dado e consumido após o período de jejum da quaresma.
E um ingrediente muito importante utilizado no processo de fabricação da maioria dos ovos de chocolate é o leite de vaca, consistindo em um alimento de origem animal.
Em Minas Gerais, compete aos fiscais do IMA o registro, a inspeção higiênico-sanitária e a fiscalização dos estabelecimentos agroindustriais, assim como dos alimentos derivados do leite (laticínios), cuja produção ocorra no limite territorial do estado.
O trabalho de campo, realizado por fiscais agropecuários que são médicos-veterinários, e por fiscais assistentes técnicos em agropecuária, é baseado em normas e leis específicas que asseguram a qualidade do leite disponibilizado ao consumidor. Dessa forma, a saúde pública é preservada.
Portanto, que a boa nova esteja presente em nosso dia-a-dia, com muita saúde, paz e prosperidade. Esses são os votos do Sindicato dos Fiscais Agropecuários e Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais (Sindafa-MG) a toda a sociedade.
Feliz Páscoa!
Diretoria Executiva
Sindafa-MG