SINDAFA-MG


  1. Início
  2. /
  3. Sindafa-MG
  4. /
  5. Assembleia Ordinária aprova contas e planejamento estratégico do Sindafa-MG
sexta-feira, 23/02/24 15:00

Assembleia Ordinária aprova contas e planejamento estratégico do Sindafa-MG

Assembleia Ordinária aprova contas e planejamento estratégico do Sindafa-MG
Imagem: Divulgação/Sindafa-MG


Cerca de 70 filiados participaram do encontro e contribuíram com sugestões para melhoria das carreiras de fiscais agropecuários

A Assembleia Geral Ordinária do Sindicato dos Fiscais Agropecuários e Fiscais Assistentes Agropecuários (Sindafa-MG), realizada nessa quarta-feira (21/02), por videoconferência, contou com cerca de 70 filiados, que discutiram e deliberaram diversos assuntos de interesse da categoria.

Ao abrir a reunião, a presidente do Sindafa-MG, Priscila Presotti, deu boas-vindas aos participantes e narrou as pautas elencadas para a ocasião. Dentre elas estavam a prestação de contas de 2023, assim como a apresentação do planejamento estratégico a ser executado em 2024.

Logo após a abertura, o 1º tesoureiro do sindicato, Marcos de Almeida, apresentou a prestação de contas, bem como o parecer do Conselho Fiscal, o qual se posicionou favorável à aprovação do relatório, sem ressalvas e com elogios acerca da organização administrativa-financeira. Dessa mesma forma, os participantes da assembleia aprovaram o documento, de modo unânime e sem manifestação contrária.

Novas contratações

Na sequência, a presidente explicou que a Diretoria Executiva contratou recentemente uma nova assessoria parlamentar e jurídica. Segundo ela, o recrutamento se deu para aproximar o sindicato cada vez mais das atividades legislativas, judiciais e executivas.

“Somos um sindicato novo e atuante, e precisamos sempre estar próximos aos três Poderes, no intuito de ter subsídios para chegar à mesa de negociação. Por este motivo, estamos animados com a contratação do novo escritório parlamentar, a fim de acompanhar ‘com lupa’ os processos de interesse de toda a classe”, ressaltou a dirigente.

Posteriormente à fala de agradecimento dos advogados pela recepção e confiança depositada, Presotti também mencionou a contratação do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), para desenvolver pesquisas que subsidiem as demandas dos fiscais das carreiras agropecuárias estaduais. Neste primeiro estudo foi solicitado a análise do orçamento fiscal do Estado de Minas Gerais.

Planejamento 2024

No terceiro momento da reunião, a presidente do Sindafa saudou os novos servidores do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), recém nomeados nos cargos efetivos e posteriormente filiados ao sindicato. Oportunamente, destacou que já estão contribuindo para a luta sindical e melhoria profissional, antes mesmo de receberem o primeiro salário como fiscais.

Em seguida, ao abordar o planejamento estratégico, a dirigente mencionou que o foco das ações para 2024 é a efetivação do novo plano de carreiras dos servidores, além de melhorias na Gratificação por Atividade Fiscal (Gafisa) e na Ajuda de Custo Diferenciada (ACD), e o direito de realização de greve, até então suspenso pela Justiça.

A vice-presidente do Sindafa, Moisa Lasmar, ressaltou que o sindicato nunca desistiu de cobrar os acordos firmados e não cumpridos com a classe pelo governo do Estado. E um exemplo de êxito alcançado foi a extinção do VT para o pagamento integral da Gratificação de Escolaridade e Desempenho Institucional (Gedima), no final de 2023.

“Agora estamos empenhados em reabrir as negociações para receber o pagamento retroativo da Gedima, além de também garantir esse direito aos aposentados e pensionistas, e não somente aos servidores que estão na ativa”, explicou Lasmar.

Outra questão apontada pela dirigente é referente às más condições da infraestrutura de trabalho disponibilizada aos fiscais, denunciadas e relatadas pelo Sindafa-MG ao IMA.

Participação dos filiados

O Diretor de Política Profissional do sindicato, Rafael Rodrigues, de Curvelo, e o filiado Luciano Puga, de Juiz de Fora, comentaram sobre os descontos financeiros realizados na ajuda de custo em viagens a trabalho, e a necessária repactuação do planejamento das metas.

Já o associado Ricardo Guimarães, de Presidente Olegário, comentou a importância do IMA conceder uniformes padronizados para representação em eventos institucionais, além da atualização do modelo do crachá funcional.

Enquanto a sindicalizada Liliane Salha, de Araçuaí, expressou que o Sindafa é um sindicato no qual os filiados confiam, e parabenizou a Diretoria Executiva pelo bom trabalho realizado.

A diretora de Comunicação, Fernanda Silveira, agradeceu a contribuição de todos, e disse ter anotado as demandas apresentadas pelos filiados, para serem analisadas e discutidas com os membros da diretoria do sindicato.

Na oportunidade, destacou ainda a importância dos fiscais enviarem os relatórios das atividades de defesa agropecuária executadas, para serem divulgadas nos canais digitais do sindicato.

“Avaliaremos o material e, posteriormente, produziremos um texto jornalístico para a sociedade ter conhecimento da importância do trabalho que realizamos em prol da saúde pública e do meio ambiente, ao fiscalizar e inspecionar os produtos de origens animal e vegetal, além de educar sanitariamente as organizações comunitárias”.

Encerramento

Ao encerrar a Assembleia Geral, Presotti agradeceu a participação dos filiados e destacou que 80% dos servidores das carreiras de fiscais do IMA são filiados ao Sindafa.

Isso, conforme ela, demonstra a credibilidade e a força da atuação sindical realizada atualmente pelo sindicato.

Saiba mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais @‌sindafamg!

SINDAFA-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais.

Voltar

Últimas notícias

ver mais
Assessor Parlamentar do Sindafa-MG recebe a Medalha da Inconfidência sexta-feira, 26/04/24 Assessor Parlamentar do Sindafa-MG recebe a Medalha da Inconfidência A Diretoria-Executiva do Sindicato dos Fiscais Agropecuários e Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais ...
Fiscais do escritório do IMA de Bambuí recebem visita do deputado Lucas Lasmar quarta-feira, 24/04/24 Fiscais do escritório do IMA de Bambuí recebem visita do deputado Lucas Lasmar No encontro, parlamentar reforçou o compromisso em valorizar os servidores públicos do Estado de ...
Dia de Tiradentes relembra luta histórica pela liberdade de um povo domingo, 21/04/24 Dia de Tiradentes relembra luta histórica pela liberdade de um povo Hoje, 21 de abril, é dia de honrar a memória do herói da Inconfidência ...
Trabalho realizado por fiscais do IMA é fundamental para a segurança alimentar quarta-feira, 17/04/24 Trabalho realizado por fiscais do IMA é fundamental para a segurança alimentar Sindafa-MG destaca importância da defesa sanitária animal e vegetal para a saúde pública O ...
Converse com o Sindafa
Skip to content