SINDAFA-MG


  1. Início
  2. /
  3. Datas celebrativas
  4. /
  5. Dia Mundial do Queijo: Minas Gerais é referência histórica de produção e exportação da iguaria no Brasil
sábado, 20/01/24 09:30

Dia Mundial do Queijo: Minas Gerais é referência histórica de produção e exportação da iguaria no Brasil

Dia Mundial do Queijo: Minas Gerais é referência histórica de produção e exportação da iguaria no Brasil
Foto: Divulgação/Freepik


Este sábado, 20 de janeiro, é dedicado a celebrar o Dia Mundial do Queijo. De tipos, sabores e aromas particulares, a iguaria é referência gastronômica e cultural em Minas Gerais. O estado é o maior produtor e exportador do país, sendo conhecido internacionalmente como a capital do queijo, do leite e dos laticínios em geral.

Para o mineiro, provar um queijo é tarefa diária. E para os visitantes do estado, degustar o alimento deve estar presente no imaginário, além de constar em diversos roteiros turísticos, sejam eles históricos, ecológicos ou de negócios.

Minas Gerais também carrega o título de Patrimônio Imaterial Brasileiro com o Queijo Minas Artesanal (QMA), produzido a partir de leite cru não pasteurizado (processo de aquecimento e refrigeração). O registro do modo artesanal de fazer queijo-de-minas foi concedido em 2008 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Esse conhecimento do modo de produção queijeira, passado de geração a geração, garantiu ao longo de três séculos a alimentação e o retorno financeiro de produtores rurais e das respectivas famílias. Vale destacar que o QMA, atualmente, concorre ao título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, candidatura apresentada à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Vale lembrar que o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) é o órgão público estadual responsável pela inspeção sanitária das queijarias em Minas Gerais. Esses serviços são executados pelos fiscais agropecuários e fiscais assistentes agropecuários, e têm o intuito de assegurar boas práticas de fabricação, higienização, armazenamento e transporte, para o queijo ter qualidade e asseio ao ser apresentado ao consumidor.

Esses fiscais também concedem o Selo Arte às propriedades rurais já habilitadas pelo IMA. Por meio desta certificação é verificado o atendimento aos padrões de sustentabilidade, rastreabilidade e qualidade do produto alimentício de origem animal. A conquista do selo ainda permite que o queijo produzido possa ser comercializado a nível nacional.

Por isso, a Diretoria Executiva do Sindafa-MG parabeniza os mestres queijeiros pelo dia, e por preservarem a tradição de produção e consumo deste importante e valoroso alimento, para as futuras gerações de pessoas em todo o mundo.

Leia mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais no perfil @‌sindafamg!

Sindafa-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais

Voltar

Últimas notícias

ver mais
Artigo desenvolvido por fiscais do IMA destaca importância do controle permanente de zoonoses em frigoríficos sexta-feira, 01/03/24 Artigo desenvolvido por fiscais do IMA destaca importância do controle permanente de zoonoses em frigoríficos A inspeção sanitária realizada pelos fiscais, filiados ao Sindafa-MG, objetiva assegurar a saúde pública ...
Sindafa-MG firma convênio com novo escritório para assessoria parlamentar e jurídica quinta-feira, 29/02/24 Sindafa-MG firma convênio com novo escritório para assessoria parlamentar e jurídica À nova assessoria caberá orientar e assistir o sindicato nos assuntos políticos e governamentais ...
Assembleia Ordinária aprova contas e planejamento estratégico do Sindafa-MG sexta-feira, 23/02/24 Assembleia Ordinária aprova contas e planejamento estratégico do Sindafa-MG Cerca de 70 filiados participaram do encontro e contribuíram com sugestões para melhoria das ...
Sindafa-MG cobra resposta do IMA sobre ofício que trata a precariedade no trabalho terça-feira, 20/02/24 Sindafa-MG cobra resposta do IMA sobre ofício que trata a precariedade no trabalho Más condições da infraestrutura de trabalho foram relatadas e denunciadas pelos servidores do Instituto ...
Converse com o Sindafa
Skip to content