SINDAFA-MG


  1. Início
  2. /
  3. IMA
  4. /
  5. Sindafa-MG comemora 32 anos de fundação do IMA
domingo, 07/01/24 09:00

Sindafa-MG comemora 32 anos de fundação do IMA

Sindafa-MG comemora 32 anos de fundação do IMA
Foto: Ricardo Miranda


Autarquia presta atendimento de defesa agropecuária e segurança dos alimentos, aos 853 municípios mineiros, há mais de três décadas

Há 32 anos, completados neste domingo (07/01), nascia o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), autarquia estadual responsável pela execução das políticas públicas de defesa sanitária animal e vegetal em Minas Gerais.

O IMA, como também é denominado, foi criado pela Lei n.º 10.594, a qual entrou em vigor após ser publicada no Diário do Legislativo, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em 07 de janeiro de 1992.

O Instituto, vinculado institucionalmente à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), tem por finalidade promover os programas de produção, educação, saúde, inspeção, fiscalização sanitária animal e vegetal, bem como a certificação de produtos agropecuários no estado.

Todas essas atividades exercidas visam à preservação do meio ambiente e da saúde pública, em prol da segurança alimentar e nutricional da população mineira. Elas, ainda, estão focadas no desenvolvimento do agronegócio, ao seguir as diretrizes estabelecidas pelos governos estadual e federal para o setor. 

Em 2024, uma singularidade muito aguardada pela divisão de defesa sanitária animal, é que Minas Gerais conquiste o reconhecimento internacional como área livre de febre aftosa sem vacina, o que permitirá o acesso dos produtos agropecuários mineiros a mercados mundiais.

Vale frisar que o Instituto Mineiro de Agropecuária também possui uma entidade sindical, o Sindicato dos Fiscais Agropecuários e Fiscais Assistentes Agropecuários (Sindafa-MG), que representa os servidores públicos das duas carreiras finalísticas de fiscais do órgão.

Determinados esforços do sindicato são para reconhecer e evidenciar a importância e os benefícios gerados pela atuação dos fiscais do órgão nas ações executadas, e no controle da qualidade dos alimentos, em toda a cadeia produtiva do agronegócio de Minas Gerais.

Desta forma, o ganho social é crescente, haja vista a melhora da qualidade de vida de toda a sociedade, por meio da distribuição e comercialização de alimentos saudáveis, que geram mais emprego e renda, além de contribuir para o aumento do Produto Interno Bruto (PIB) do estado e do país.

Por este motivo, a Diretoria Executiva do Sindafa-MG ressalta e enaltece as diversas conquistas concebidas na área da agricultura e pecuária, às quais fazem parte da construção de uma história de muito trabalho, competência técnica e responsabilidade social, ao longo desses 32 anos de fundação do IMA.

Leia mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais no perfil @‌sindafamg!

Sindafa-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais

Voltar

Últimas notícias

ver mais
Dia Mundial da Medicina-Veterinária: profissão zela pela saúde e bem-estar dos animais sábado, 27/04/24 Dia Mundial da Medicina-Veterinária: profissão zela pela saúde e bem-estar dos animais No último sábado do mês de abril, organizações de médicos-veterinários do mundo inteiro celebram ...
Assessor Parlamentar do Sindafa-MG recebe a Medalha da Inconfidência sexta-feira, 26/04/24 Assessor Parlamentar do Sindafa-MG recebe a Medalha da Inconfidência A Diretoria-Executiva do Sindicato dos Fiscais Agropecuários e Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais ...
Fiscais do escritório do IMA de Bambuí recebem visita do deputado Lucas Lasmar quarta-feira, 24/04/24 Fiscais do escritório do IMA de Bambuí recebem visita do deputado Lucas Lasmar No encontro, parlamentar reforçou o compromisso em valorizar os servidores públicos do Estado de ...
Dia de Tiradentes relembra luta histórica pela liberdade de um povo domingo, 21/04/24 Dia de Tiradentes relembra luta histórica pela liberdade de um povo Hoje, 21 de abril, é dia de honrar a memória do herói da Inconfidência ...
Converse com o Sindafa
Skip to content