SINDAFA-MG


  1. Início
  2. /
  3. IMA
  4. /
  5. Sindafa-MG comemora 32 anos de fundação do IMA
domingo, 07/01/24 09:00

Sindafa-MG comemora 32 anos de fundação do IMA

Sindafa-MG comemora 32 anos de fundação do IMA
Foto: Ricardo Miranda


Autarquia presta atendimento de defesa agropecuária e segurança dos alimentos, aos 853 municípios mineiros, há mais de três décadas

Há 32 anos, completados neste domingo (07/01), nascia o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), autarquia estadual responsável pela execução das políticas públicas de defesa sanitária animal e vegetal em Minas Gerais.

O IMA, como também é denominado, foi criado pela Lei n.º 10.594, a qual entrou em vigor após ser publicada no Diário do Legislativo, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em 07 de janeiro de 1992.

O Instituto, vinculado institucionalmente à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), tem por finalidade promover os programas de produção, educação, saúde, inspeção, fiscalização sanitária animal e vegetal, bem como a certificação de produtos agropecuários no estado.

Todas essas atividades exercidas visam à preservação do meio ambiente e da saúde pública, em prol da segurança alimentar e nutricional da população mineira. Elas, ainda, estão focadas no desenvolvimento do agronegócio, ao seguir as diretrizes estabelecidas pelos governos estadual e federal para o setor. 

Em 2024, uma singularidade muito aguardada pela divisão de defesa sanitária animal, é que Minas Gerais conquiste o reconhecimento internacional como área livre de febre aftosa sem vacina, o que permitirá o acesso dos produtos agropecuários mineiros a mercados mundiais.

Vale frisar que o Instituto Mineiro de Agropecuária também possui uma entidade sindical, o Sindicato dos Fiscais Agropecuários e Fiscais Assistentes Agropecuários (Sindafa-MG), que representa os servidores públicos das duas carreiras finalísticas de fiscais do órgão.

Determinados esforços do sindicato são para reconhecer e evidenciar a importância e os benefícios gerados pela atuação dos fiscais do órgão nas ações executadas, e no controle da qualidade dos alimentos, em toda a cadeia produtiva do agronegócio de Minas Gerais.

Desta forma, o ganho social é crescente, haja vista a melhora da qualidade de vida de toda a sociedade, por meio da distribuição e comercialização de alimentos saudáveis, que geram mais emprego e renda, além de contribuir para o aumento do Produto Interno Bruto (PIB) do estado e do país.

Por este motivo, a Diretoria Executiva do Sindafa-MG ressalta e enaltece as diversas conquistas concebidas na área da agricultura e pecuária, às quais fazem parte da construção de uma história de muito trabalho, competência técnica e responsabilidade social, ao longo desses 32 anos de fundação do IMA.

Leia mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais no perfil @‌sindafamg!

Sindafa-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais

Voltar

Últimas notícias

ver mais
Artigo elaborado por fiscal filiada ao Sindafa-MG faz alerta sobre a contaminação de produtos de origem animal pela bactéria Listeria quarta-feira, 22/05/24 Artigo elaborado por fiscal filiada ao Sindafa-MG faz alerta sobre a contaminação de produtos de origem animal pela bactéria Listeria Com o artigo técnico intitulado “Listeria em produtos de origem animal: uma preocupação para ...
Artigo: Listeria em produtos de origem animal: uma preocupação para a saúde pública quarta-feira, 22/05/24 Artigo – Listeria em produtos de origem animal: uma preocupação para a saúde pública Introdução As doenças transmitidas por alimentos (DTHAs) são causadas pela ingestão de água e/ou ...
Sindicalizados aprovam aquisição de nova sede para o Sindafa-MG sábado, 18/05/24 Sindicalizados aprovam aquisição de nova sede para o Sindafa-MG Maioria decidiu mudar para imóvel mais amplo, de melhor infraestrutura, e com auditório, além ...
Sindafa-MG parabeniza as mães pelo dia especial domingo, 12/05/24 Sindafa-MG parabeniza as mães pelo dia especial Mãe é a origem da vida, é cuidado e acalanto. É apoio, orientação, um ...
Converse com o Sindafa
Pular para o conteúdo