SINDAFA-MG


  1. Início
  2. /
  3. IMA
  4. /
  5. Sindafa-MG comemora 32 anos de fundação do IMA
domingo, 07/01/24 09:00

Sindafa-MG comemora 32 anos de fundação do IMA

Sindafa-MG comemora 32 anos de fundação do IMA
Foto: Ricardo Miranda
Por Filipe Diniz

Autarquia presta atendimento de defesa agropecuária e segurança dos alimentos, aos 853 municípios mineiros, há mais de três décadas

Há 32 anos, completados neste domingo (07/01), nascia o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), autarquia estadual responsável pela execução das políticas públicas de defesa sanitária animal e vegetal em Minas Gerais.

O IMA, como também é denominado, foi criado pela Lei n.º 10.594, a qual entrou em vigor após ser publicada no Diário do Legislativo, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em 07 de janeiro de 1992.

O Instituto, vinculado institucionalmente à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), tem por finalidade promover os programas de produção, educação, saúde, inspeção, fiscalização sanitária animal e vegetal, bem como a certificação de produtos agropecuários no estado.

Todas essas atividades exercidas visam à preservação do meio ambiente e da saúde pública, em prol da segurança alimentar e nutricional da população mineira. Elas, ainda, estão focadas no desenvolvimento do agronegócio, ao seguir as diretrizes estabelecidas pelos governos estadual e federal para o setor. 

Em 2024, uma singularidade muito aguardada pela divisão de defesa sanitária animal, é que Minas Gerais conquiste o reconhecimento internacional como área livre de febre aftosa sem vacina, o que permitirá o acesso dos produtos agropecuários mineiros a mercados mundiais.

Vale frisar que o Instituto Mineiro de Agropecuária também possui uma entidade sindical, o Sindicato dos Fiscais Agropecuários e Fiscais Assistentes Agropecuários (Sindafa-MG), que representa os servidores públicos das duas carreiras finalísticas de fiscais do órgão.

Determinados esforços do sindicato são para reconhecer e evidenciar a importância e os benefícios gerados pela atuação dos fiscais do órgão nas ações executadas, e no controle da qualidade dos alimentos, em toda a cadeia produtiva do agronegócio de Minas Gerais.

Desta forma, o ganho social é crescente, haja vista a melhora da qualidade de vida de toda a sociedade, por meio da distribuição e comercialização de alimentos saudáveis, que geram mais emprego e renda, além de contribuir para o aumento do Produto Interno Bruto (PIB) do estado e do país.

Por este motivo, a Diretoria Executiva do Sindafa-MG ressalta e enaltece as diversas conquistas concebidas na área da agricultura e pecuária, às quais fazem parte da construção de uma história de muito trabalho, competência técnica e responsabilidade social, ao longo desses 32 anos de fundação do IMA.

Leia mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais no perfil @‌sindafamg!

Sindafa-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais

Voltar

Últimas notícias

ver mais
Minas Gerais ganha Centro de Referência da Cachaça para impulsionar inovação no setor quarta-feira, 02/04/25 Minas Gerais ganha Centro de Referência da Cachaça para impulsionar inovação no setor Fiscais do IMA são parceiros do polo de desenvolvimento, e contribuirão com as questões ...
Dia da Saúde e da Nutrição reforça a importância da fiscalização agropecuária segunda-feira, 31/03/25 Dia da Saúde e da Nutrição reforça a importância da fiscalização agropecuária Fiscais do IMA possuem como premissa garantir a segurança dos alimentos de origem animal ...
sexta-feira, 28/03/25 Sindafa-MG celebra a chegada de André Duch à Direção-Técnica do IMA Nomeação é recebida com otimismo pela categoria, pela vasta experiência que o fiscal possui, ...
Concurso “De Olho no Queijo”: último dia de inscrição é nesta quinta-feira quinta-feira, 13/03/25 Concurso “De Olho no Queijo”: último dia de inscrição é nesta quinta-feira Campanha pretende retratar o universo queijeiro das regiões produtoras mineiras demarcadas do Queijo Minas ...
Converse com o Sindafa
Pular para o conteúdo