SINDAFA-MG


  1. Início
  2. /
  3. Datas celebrativas
  4. /
  5. Dia do Educador Ambiental: orientador é instrumento de conscientização e mudança social
domingo, 15/10/23 10:30

Dia do Educador Ambiental: orientador é instrumento de conscientização e mudança social

Dia do Educador Ambiental: orientador é instrumento de conscientização e mudança social
Foto: Divulgação/Freepik
Por Filipe Diniz

Ligados ao Dia do Professor, o Dia do Educador Ambiental e do Consumo Consciente também são celebrados neste domingo, 15 de outubro de 2023.

Essas datas salientam a importância da educação ambiental, para que a sociedade tenha conhecimento de que precisa cuidar da natureza, em vista de preservar os recursos naturais originários.

Dessa forma, ao promover reflexões acerca dos problemas ambientais, e a necessária adoção de um cotidiano mais sustentável, o educador ambiental tem se tornado um instrumento de transformação social das gerações presentes e vindouras.

Por este viés, os professores objetivam transmitir aos alunos bons valores humanos, como os ambientais, com o intuito de despertar interesse neles para a conservação do meio ambiente e manutenção da biodiversidade e do planeta Terra.

E com a finalidade de desenvolver o sentido de responsabilidade individual e coletiva na população, os fiscais do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) fomentam alguns projetos educativos voltados à saúde única (união das saúdes humana, animal e ambiental), para levar informações sobre defesa sanitária animal e vegetal a todo o estado.

Um desses programas é o Sanitaristas Mirins, desenvolvido junto aos alunos do ensino fundamental. Por meio dele são repassadas informações aos estudantes sobre a importância da educação sanitária na segurança alimentar para os consumidores, assim como o papel da defesa agropecuária praticada pelo órgão fiscalizador.

Outros projetos educacionais de destaque empreendidos pelo IMA são: “O legal merece um brinde – cachaça”; “É legal, então é seguro – ovos, mel e produtos apícolas”; Programa de Apoio à Saúde Agropecuária – Pasa; Programa de Vigilância para a Febre Aftosa; palestras específicas sobre os programas sanitários de defesa animal, dentre outros.

Desse modo, o Sindafa-MG parabeniza todos os educadores ambientais sanitaristas por serem ferramentas de inclusão e promoção dos setores agropecuários, ao formarem seres multiplicadores conscientes da essencial função de se preservar o ecossistema.

Saiba mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais no perfil @‌sindafamg!

Sindafa-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais

Voltar

Últimas notícias

ver mais
Dia de Minas Gerais rememora o berço da civilização do Estado terça-feira, 16/07/24 Dia de Minas Gerais rememora o berço da civilização do Estado Dezesseis de julho é uma data muito significativa para o povo mineiro. Este dia, ...
Dia Nacional do Pecuarista: profissional é protagonista em alimentar a sociedade brasileira segunda-feira, 15/07/24 Dia Nacional do Pecuarista: profissional é protagonista em alimentar a sociedade brasileira Nesta segunda-feira (15/07) é celebrado o Dia Nacional do Pecuarista. A ocasião destaca o ...
Redução de agrotóxicos em alimentos é tema de artigo elaborado por filiada do Sindafa-MG quinta-feira, 11/07/24 Redução de agrotóxicos em alimentos é tema de artigo elaborado por filiada do Sindafa-MG Formas mais eficazes de higienizar hortifrúti em casa, para diminuir a ingestão dos defensivos, ...
Redução de agrotóxicos em alimentos é tema de artigo elaborado por filiada do Sindafa-MG quinta-feira, 11/07/24 Artigo – Práticas domésticas de redução de resíduos de agrotóxicos em hortifrutis Introdução Recentemente, os consumidores estão cada vez mais conscientes em relação aos hábitos alimentares ...
Converse com o Sindafa
Pular para o conteúdo