Dia Nacional do Engenheiro Agrônomo: defesa sanitária vegetal é uma das áreas de atribuição deste profissional
Neste 12 de outubro, quinta-feira, é celebrado o Dia de Nossa Senhora Aparecida, a Padroeira do Brasil, assim como o Dia Nacional do Engenheiro Agrônomo.
O agrônomo exerce a importante função de produzir alimentos de origem vegetal para atender as demandas da sociedade. Da mesma forma, é responsável por auxiliar os agricultores no gerenciamento das etapas do plantio, colheita e escoamento dos produtos alimentícios provindos do campo.
Outra essencial atribuição deste profissional é a de fiscal agropecuário. Neste papel, o engenheiro é encarregado da execução da defesa sanitária agropecuária, ao inspecionar, fiscalizar e certificar os processos produtivos dos Produtos de Origem Vegetal (POV).
Em âmbito estadual, os fiscais agrônomos são servidores do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), órgão público encarregado por assegurar a sanidade dos produtos agroalimentares em Minas Gerais.
Os fiscais também atestam a idoneidade dos serviços utilizados na agropecuária, além da segurança higiênico-sanitária e tecnológica dos alimentos destinados aos consumidores finais.
Por esta relevante ocupação, o Sindafa-MG se orgulha em ter no quadro de filiados especialistas que têm compromisso com o futuro sustentável, e que auxiliam o estado e o país a consolidar-se como uma das maiores potências do agronegócio mundial.
Parabéns pelo dia, engenheiros agrônomos!
Diretoria Executiva
Sindafa-MG
Saiba mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais no perfil @sindafamg!
Sindafa-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais