Dia do Técnico em Agropecuária: profissional está inserido em toda a cadeia produtiva do agronegócio
A inspeção da produção agropecuária e agroindustrial é uma das atribuições deste técnico fiscal
O Técnico em Agropecuária tem o dia celebrado nacionalmente nesta quinta-feira (21/09). Profissional polivalente, possui como competência o desenvolvimento da agricultura e da pecuária, ao trabalhar com atividades ligadas ao planejamento da produção, acompanhamento da lavoura e da pastagem, além da distribuição dos produtos oriundos do campo aos consumidores.
Outra importante atribuição exercida é a fiscalização da produção agropecuária. No Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), órgão público estadual responsável pela execução das políticas de defesa sanitária vegetal e animal em Minas Gerais, o técnico em agropecuária atua como fiscal assistente agropecuário.
A rotina de trabalho desse técnico fiscal perpassa pelas áreas de observação de normas técnicas, orientação aos produtores rurais (por meio da educação sanitária), fiscalização do trânsito de produtos de origem vegetal e animal, inspeção da produção agropecuária e agroindustrial, assim como na certificação da qualidade de produtos agropecuários.
Por este aspecto, o Sindicato dos Fiscais Agropecuários e Fiscais Assistentes Agropecuários (Sindafa-MG) parabeniza esse gabaritado profissional pelo Dia do Técnico em Agropecuária, por muito contribuir para o avanço da proteção da saúde pública e ambiental em todo o país.
Diretoria
Sindafa-MG
Saiba mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais no perfil @sindafamg!
Sindafa-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais