Cachaça mineira é destaque em fala do vice-governador de MG
O vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, em comemoração ao Dia Nacional da Cachaça, celebrado na última quarta-feira (13/09), explanou sobre a importância da bebida para o estado.
“Não tem como a gente pensar em Minas Gerais e esquecer a cachaça do lado de fora. A cachaça que tem no sul, no norte, no leste, no triângulo, é uma briga danada saber quem tem a melhor. Então, para nós isso é muito importante, porque é a mineiridade exposta à venda”, comentou o vice-governador.
Vale esclarecer que Minas Gerais é o estado com o maior número de produtores registrados do Brasil. No entanto, ainda há um número elevado de alambiqueiros que não se regularizaram junto ao Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).
Por isso, o órgão de defesa sanitária realiza um trabalho constante de incentivo, por meio da fiscalização e instrução sobre a importância do registro, o que tem contribuído para um aumento expressivo dos cadastros realizados.
“A atuação da fiscalização do IMA, da certificação, da garantia da qualidade e da segurança dos produtos, faz com que tenhamos tranquilidade de possuir um produto de exportação, para qualquer lugar que esteja disposto a conhecer um pouco mais de Minas Gerais, por meio da nossa cachaça e de outros produtos agropecuários”, contou Simões.
A fiscal assitente agropecuária do IMA, Tatiana Pinheiro, também mencionou que a cachaça é uma bebida de origem brasileira que, inclusive, é considerada patrimônio cultural estadual e nacional. E, na ocasião, ressaltou que o Instituto Mineiro de Agropecuária incentiva constantemente a regularização dos produtores rurais informais.
Portanto, veja o vídeo e conheça um pouco mais sobre a cachaça mineira!
Saiba mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais no perfil @sindafamg!
Sindafa-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais