SINDAFA-MG


  1. Início
  2. /
  3. Datas celebrativas
  4. /
  5. Dia Nacional da Cachaça: Minas Gerais é o estado com o maior número de alambiques registrados no país
quarta-feira, 13/09/23 10:35

Dia Nacional da Cachaça: Minas Gerais é o estado com o maior número de alambiques registrados no país

Dia Nacional da Cachaça: Minas Gerais é o estado com o maior número de alambiques registrados no país
Imagem: Divulgação/Sindafa-MG


A bebida, que utiliza a cana-de-açúcar como matéria-prima, é considerada patrimônio cultural mineiro

Nesta quarta-feira (13/09/23), Dia Nacional da Cachaça, Minas Gerais tem muito para celebrar. Além de ter a bebida considerada patrimônio cultural, conforme Lei Estadual n.º 16.688/2007, o estado também conta com o maior número de alambiques registrados no país.

Por esta razão, os fiscais da Gerência de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal do Instituto Mineiro de Agropecuária (GIV/IMA) desenvolvem diversas ações com o intuito de aumentar o número de produtores regularizados e, assim, fortalecer a produção desta iguaria, que tem a cana-de-açúcar como matéria-prima.

Os fiscais do IMA também são responsáveis por fiscalizar e inspecionar todo o processo de produção e comercialização da bebida. Para isso, avaliam os aspectos tecnológicos, higiênico-sanitários e de qualidade da cachaça.

“O objetivo desse trabalho é impedir a comercialização de produtos potencialmente nocivos à saúde, para os consumidores terem um produto seguro e de qualidade”, explicou a fiscal assistente agropecuária e diretora de Comunicação do Sindafa-MG, Fernanda Silveira.

Cabe destacar que Minas Gerais é o maior produtor nacional de cachaça e de aguardente de cana-de-açúcar produzidas em alambique no Brasil, sendo responsável por cerca de 50% da produção nacional.

“O legal merece um brinde”

Para conscientizar a população contra a clandestinidade da produção e comercialização da cachaça e da aguardente, em 2020, o IMA lançou a campanha “O legal merece um brinde!”.

A campanha visa enaltecer a importância do consumo de produtos alimentícios registrados, que atendam à legislação. Dessa forma, o foco da abordagem junto aos produtores, comerciantes e colaboradores também tem caráter educativo.

Acesse mais informações em ima.mg.gov.br/agroindustria/produtos-de-origem-vegetal.

Saiba mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais no perfil @‌sindafamg!

Sindafa-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais

Voltar

Últimas notícias

ver mais
Artigo desenvolvido por fiscais do IMA destaca importância do controle permanente de zoonoses em frigoríficos sexta-feira, 01/03/24 Artigo desenvolvido por fiscais do IMA destaca importância do controle permanente de zoonoses em frigoríficos A inspeção sanitária realizada pelos fiscais, filiados ao Sindafa-MG, objetiva assegurar a saúde pública ...
Sindafa-MG firma convênio com novo escritório para assessoria parlamentar e jurídica quinta-feira, 29/02/24 Sindafa-MG firma convênio com novo escritório para assessoria parlamentar e jurídica À nova assessoria caberá orientar e assistir o sindicato nos assuntos políticos e governamentais ...
Assembleia Ordinária aprova contas e planejamento estratégico do Sindafa-MG sexta-feira, 23/02/24 Assembleia Ordinária aprova contas e planejamento estratégico do Sindafa-MG Cerca de 70 filiados participaram do encontro e contribuíram com sugestões para melhoria das ...
Sindafa-MG cobra resposta do IMA sobre ofício que trata a precariedade no trabalho terça-feira, 20/02/24 Sindafa-MG cobra resposta do IMA sobre ofício que trata a precariedade no trabalho Más condições da infraestrutura de trabalho foram relatadas e denunciadas pelos servidores do Instituto ...
Converse com o Sindafa
Skip to content