Sindafa-MG parabeniza filiados pelo Dia do Médico-Veterinário
Profissional exerce função de grande relevância na defesa agropecuária de Minas Gerais, com foco no desenvolvimento ambiental, econômico e social do Estado
O dia nacional do médico-veterinário é celebrado neste sábado, 9 de setembro, e visa levar ao conhecimento da sociedade o conceito da saúde única, a qual é a conexão entre as saúdes ambiental, animal e humana.
A atuação do veterinário na saúde única é integrada e se dá na prevenção, controle e erradicação de doenças. O objetivo é garantir o bem-estar animal, bem como a qualidade dos alimentos de origem animal consumidos pela população.
Esse profissional também atua na prevenção de zoonoses, que são as doenças transmitidas dos animais para os seres humanos, na produção de vacinas e medicamentos, na inspeção e fiscalização sanitária, além do ensino e da pesquisa científica.
Em relação à função fiscal sanitária, o graduado em medicina-veterinária é responsável pela garantia da segurança alimentar e dos insumos agropecuários, ao visar a produção de alimentos de qualidade, inócuos e livres de contaminações.
A fiscalização volante, nas barreiras sanitárias e a inspeção permanente em frigoríficos, o monitoramento de morcegos hematófagos, a vacinação contra a febre aftosa, a brucelose e a raiva, o atendimento às notificações de focos de doenças, o diagnóstico laboratorial e a educação sanitária são importantes atuações dos médicos-veterinários como fiscais agropecuários.
Em razão disso, o Sindafa-MG parabeniza todos os médicos-veterinários pela celebração da data, em especial os do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), que com muita competência e experiência, cuidam da saúde dos animais de produção, da sustentabilidade ambiental e da preservação da saúde pública.
Diretoria
Sindafa-MG
Saiba mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais no perfil @sindafamg!
Sindafa-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais