SINDAFA-MG


  1. Início
  2. /
  3. Fiscais Agropecuários Estaduais
  4. /
  5. Fiscais agropecuários realizam treinamento para 66 caçadores do Oeste de Minas
quarta-feira, 06/09/23 15:00

Fiscais agropecuários realizam treinamento para 66 caçadores do Oeste de Minas

Fiscais agropecuários realizam treinamento para 66 caçadores do Oeste de Minas
Foto: Divulgação/Sindafa-MG


Capacitação visa instruir os esportistas na coleta de amostras de suídeos silvestres caçados, para identificação de possíveis doenças de origem animal

Fiscais Agropecuários de Minas Gerais realizaram treinamento, no dia 17/08, para 66 caçadores e atiradores desportivos do clube de tiro Pólvora Preta, situado em Carmópolis de Minas. O município é integrante da Coordenadoria Regional (CR) de Oliveira, do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), no Oeste de Minas.

A capacitação é resultado de parceria voluntária entre o IMA e os caçadores. Ela visa instruir e preparar os esportistas para a coleta de amostras de suídeos silvestres, para estudo sorológico em laboratório. O objetivo é identificar possíveis doenças nos animais, como a Peste Suína Clássica (PSC) e a Peste Suína Africana (PSA).

Durante a qualificação, ministrada pelos fiscais e médicos-veterinários do IMA, Danilo Teixeira de Araújo e Júnia Patrícia Mafra Gonçalves, foram abordados diversos temas, como: o Programa Nacional de Sanidade Suídea (PNSS); o javali e as doenças relacionadas; os impactos causados pelas pestes suínas clássica e africana; além de instrução prática dos procedimentos de coleta.

Na oportunidade, 20 caçadores e atiradores foram cadastrados como “Agentes de Controle Populacional” junto ao Instituto, onde receberam kits dos materiais a serem utilizados na coleta, como caixa térmica, luvas, gelo em gel reciclável e tubos de ensaio para armazenamento das amostras.

O fiscal assistente agropecuário da CR de Oliveira, Eduardo Bruno Martins, ressaltou que a colaboração dos caçadores nesta função é de extrema importância, haja vista se tratar de uma medida de controle sanitário de animais, que possuem a caça e o abate autorizados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

“Esses animais, uma vez contaminados por algum tipo de doença, coloca a saúde humana em risco. A produção da carne suína estadual e nacional também pode ser afetada, gerando prejuízo ao produtor rural, à agroindústria, e ao próprio Estado, caso se transforme em um problema de saúde pública”, explicou.

O agente fiscal ainda esclareceu que caçar os suínos selvagens em localidades superpovoadas é muito importante para o controle populacional desses animais. “A respeito dos javalis, eles podem causar sérios danos para o meio ambiente, agricultura e, inclusive, aos animais nativos da região ou bioma, caso estejam em grande número”, complementou.

Os profissionais que participaram da palestra, relacionada à vigilância sanitária em fauna exótica de forma responsável e consciente, são provenientes das cidades de Belo Horizonte, Bom Sucesso, Carmópolis de Minas, Cláudio, Crucilândia, Itaguara, Lavras, Passa Tempo, Piracema e Oliveira.

Saiba mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais no perfil @‌sindafamg!

Sindafa-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais

Voltar

Últimas notícias

ver mais
Dia Mundial da Medicina-Veterinária: profissão zela pela saúde e bem-estar dos animais sábado, 27/04/24 Dia Mundial da Medicina-Veterinária: profissão zela pela saúde e bem-estar dos animais No último sábado do mês de abril, organizações de médicos-veterinários do mundo inteiro celebram ...
Assessor Parlamentar do Sindafa-MG recebe a Medalha da Inconfidência sexta-feira, 26/04/24 Assessor Parlamentar do Sindafa-MG recebe a Medalha da Inconfidência A Diretoria-Executiva do Sindicato dos Fiscais Agropecuários e Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais ...
Fiscais do escritório do IMA de Bambuí recebem visita do deputado Lucas Lasmar quarta-feira, 24/04/24 Fiscais do escritório do IMA de Bambuí recebem visita do deputado Lucas Lasmar No encontro, parlamentar reforçou o compromisso em valorizar os servidores públicos do Estado de ...
Dia de Tiradentes relembra luta histórica pela liberdade de um povo domingo, 21/04/24 Dia de Tiradentes relembra luta histórica pela liberdade de um povo Hoje, 21 de abril, é dia de honrar a memória do herói da Inconfidência ...
Converse com o Sindafa
Skip to content