SINDAFA-MG


  1. Início
  2. /
  3. Fiscais Agropecuários Estaduais
  4. /
  5. Fiscais agropecuários realizam treinamento para 66 caçadores do Oeste de Minas
quarta-feira, 06/09/23 15:00

Fiscais agropecuários realizam treinamento para 66 caçadores do Oeste de Minas

Fiscais agropecuários realizam treinamento para 66 caçadores do Oeste de Minas
Foto: Divulgação/Sindafa-MG
Por Filipe Diniz

Capacitação visa instruir os esportistas na coleta de amostras de suídeos silvestres caçados, para identificação de possíveis doenças de origem animal

Fiscais Agropecuários de Minas Gerais realizaram treinamento, no dia 17/08, para 66 caçadores e atiradores desportivos do clube de tiro Pólvora Preta, situado em Carmópolis de Minas. O município é integrante da Coordenadoria Regional (CR) de Oliveira, do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), no Oeste de Minas.

A capacitação é resultado de parceria voluntária entre o IMA e os caçadores. Ela visa instruir e preparar os esportistas para a coleta de amostras de suídeos silvestres, para estudo sorológico em laboratório. O objetivo é identificar possíveis doenças nos animais, como a Peste Suína Clássica (PSC) e a Peste Suína Africana (PSA).

Durante a qualificação, ministrada pelos fiscais e médicos-veterinários do IMA, Danilo Teixeira de Araújo e Júnia Patrícia Mafra Gonçalves, foram abordados diversos temas, como: o Programa Nacional de Sanidade Suídea (PNSS); o javali e as doenças relacionadas; os impactos causados pelas pestes suínas clássica e africana; além de instrução prática dos procedimentos de coleta.

Na oportunidade, 20 caçadores e atiradores foram cadastrados como “Agentes de Controle Populacional” junto ao Instituto, onde receberam kits dos materiais a serem utilizados na coleta, como caixa térmica, luvas, gelo em gel reciclável e tubos de ensaio para armazenamento das amostras.

O fiscal assistente agropecuário da CR de Oliveira, Eduardo Bruno Martins, ressaltou que a colaboração dos caçadores nesta função é de extrema importância, haja vista se tratar de uma medida de controle sanitário de animais, que possuem a caça e o abate autorizados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

“Esses animais, uma vez contaminados por algum tipo de doença, coloca a saúde humana em risco. A produção da carne suína estadual e nacional também pode ser afetada, gerando prejuízo ao produtor rural, à agroindústria, e ao próprio Estado, caso se transforme em um problema de saúde pública”, explicou.

O agente fiscal ainda esclareceu que caçar os suínos selvagens em localidades superpovoadas é muito importante para o controle populacional desses animais. “A respeito dos javalis, eles podem causar sérios danos para o meio ambiente, agricultura e, inclusive, aos animais nativos da região ou bioma, caso estejam em grande número”, complementou.

Os profissionais que participaram da palestra, relacionada à vigilância sanitária em fauna exótica de forma responsável e consciente, são provenientes das cidades de Belo Horizonte, Bom Sucesso, Carmópolis de Minas, Cláudio, Crucilândia, Itaguara, Lavras, Passa Tempo, Piracema e Oliveira.

Saiba mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais no perfil @‌sindafamg!

Sindafa-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais

Voltar

Últimas notícias

ver mais
Dia Nacional do Químico: profissional contribui para o desenvolvimento sustentável do agronegócio no Brasil terça-feira, 18/06/24 Dia Nacional do Químico: profissional contribui para o desenvolvimento sustentável do agronegócio no Brasil Nesta terça-feira (18/06) é celebrado o Dia Nacional do Químico. No setor de fiscalização ...
Dia do Educador Sanitário: profissional leva conhecimento à sociedade para manutenção da saúde pública terça-feira, 11/06/24 Dia do Educador Sanitário: profissional leva conhecimento à sociedade para manutenção da saúde pública Nesta terça-feira (11/06) é celebrado o Dia do Educador Sanitário. A data referencia o ...
Ipsemg lança calculadora para usuário estimar valor de contribuição do plano de saúde sexta-feira, 07/06/24 Ipsemg lança calculadora para usuário estimar valor de contribuição do plano de saúde Ferramenta tem em vista facilitar o entendimento da mudança de contribuição, porém, aguarda aprovação ...
Dia Mundial do Meio Ambiente: Sindafa-MG alerta a sociedade e o Poder Público sobre impactos negativos da ação do homem quarta-feira, 05/06/24 Dia Mundial do Meio Ambiente: Sindafa-MG alerta a sociedade e o Poder Público sobre impactos negativos da ação do homem Necessária reestruturação das carreiras públicas da agricultura e do meio ambiente, para fortalecimento do ...
Converse com o Sindafa
Pular para o conteúdo