3. Sindafa-MG
  5. Sindafa-MG chama atenção de participantes do Minas Láctea 2023 sobre acordos não cumpridos pelo governo de MG
quinta-feira, 06/07/23 15:30

Sindafa-MG chama atenção de participantes do Minas Láctea 2023
Foto: Divulgação/Sindafa-MG

Em outdoors instalados próximos do local do evento, sindicato dos fiscais do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) cobra do governador de Minas que pleitos com a classe sejam executados

O Sindicato dos Fiscais Agropecuários e Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais (Sindafa-MG) divulgou em outdoors próximos do local do evento Minas Láctea 2023, no município de Juiz de Fora, a mensagem: “Os fiscais do IMA trabalham pelo crescimento do AGRO, mas o governo não valoriza este trabalho. Zema, cumpra os acordos firmados com o SINDAFA-MG”.

Promovido pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) de 18 a 20 de julho, o evento reúne muitos participantes, entre produtores, agroindustriais, estudantes, empresários, autoridades de classe, representantes comerciais, pesquisadores e cidadãos regionais.

Com isso, o sindicato pretende mostrar à sociedade a importância do trabalho realizado pelos fiscais estaduais, assim como o não cumprimento dos acordos firmados pelo governo de Minas Gerais com a categoria. Os objetos destas negociações são a extinção do fator redutor da gratificação remuneratória Gedima, firmada em 2015, assim como a publicação imediata do novo plano de carreiras dos servidores do IMA, aprovado em 2018.

Os fiscais do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) são responsáveis pelo cumprimento da sanidade dos produtos agropecuários, por meio da inspeção que realizam, o que impede embargos sanitários, bem como garante a continuidade e o crescimento do agronegócio no país.

Na área de laticínios, os fiscais do IMA certificam, por exemplo, os queijos produzidos com leite obtidos em propriedades livres de tuberculose e brucelose. Desta maneira, os consumidores podem consumir estes produtos com a segurança de que não trazem riscos à saúde.

O Minas Láctea engloba quatro grandes eventos do setor laticinista na América Latina: 36º Congresso Nacional de Laticínios; 42ª Semana do Laticinista; 46º Concurso Nacional de Produtos Lácteos; e 47ª Expolac. Neste ano, o encontro acontece no Instituto de Laticínios Cândido Tostes (Epamig Juiz de Fora), primeira escola de laticínios da América Latina, com 85 anos de tradição e história.

Para aumentar ainda mais o alcance da divulgação, a Diretoria Executiva do Sindafa-MG solicita apoio dos fiscais filiados participantes do evento, ou que estejam na região, que divulguem fotos das placas nas mídias sociais, e marquem o perfil @‌sindafamg com a hashtag #ValorizaoIMA.

Endereços onde os painéis foram afixados:

• Av. Brasil, n.º 4.200, bairro Manoel Honório – sentido centro-bairro;
  • Av. Coronel Vidal, s/n, bairro São Dimas – próximo à rodoviária.

Públicos e expositores

A expectativa da Epamig é receber cerca de 12 mil visitantes de 18 estados brasileiros, e de países da América do Norte e Europa, durante os três dias de evento, que contará com dois pavilhões de demonstração de produtos e duas salas com cozinhas.

Serão 140 expositores oriundos de nove estados, mais da Argentina e Itália, que irão exibir equipamentos/maquinários, ingredientes, embalagens/etiquetas, higienização/tratamento, segurança alimentar, insumos, dentre outros itens no Minas Láctea 2023 – Inovação e Gourmet.

O intuito da feira é oferecer ao público a oportunidade de aprimorarem conhecimentos técnicos e científicos, conhecerem novas tecnologias, além de se atualizarem sobre as novidades da cadeia laticinista.

Veja a programação completa em minaslactea.com.br.

Campanha de comunicação em outras localidades

A mensagem também foi divulgada estrategicamente durante o período de realização de importantes eventos agropecuários em Minas Gerais.

Em Uberaba, no Triângulo Mineiro, durante os dias 29/04 a 30/05, a notícia visou atingir o público participante da 88ª ExpoZebu.

Já os painéis instalados em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), objetivaram o público da 18ª Exposição Brasileira do Agronegócio do Leite – Megaleite, de 07 a 10/06, no Parque da Gameleira. A exposição também sediou o 5º Festival do Queijo Artesanal de Minas.

Outro evento agropecuário ambicionado foi o Avicultor Mais 2023 – frangos, ovos & peixes, realizado nos dias 14 e 15/06, no Expominas.

Logo, a divulgação em Belo Horizonte ocorreu durante o Seminário Nacional de Insumos Agrícolas – Senagri, promovido de 13 a 15/06 no Minascentro.

Saiba mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais no perfil @sindafamg!

Sindafa-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais